Meio Bit » Arquivo » Hardware » Andy Rubin se prepara para lançar o Essential Phone em mais mercados

Andy Rubin se prepara para lançar o Essential Phone em mais mercados

Andy Rubin negocia lançamento do Essential Phone com operadoras do Reino Unido, Europa e Japão; smartphone se prepara para concorrer de igual para igual com iPhone e flagships da Samsung.

7 anos atrás

O Essential Phone, o smartphone de Andy Rubin criado para concorrer com Apple e Samsung no mercado de dispositivos de ponta está pronto para ganhar o mundo. Lançado inicialmente apenas nos Estados Unidos, a startup já está em negociações para introduzi-lo no Reino Unido, Europa e Japão.

O Essential, até então conhecido pelo código interno PH-1 é um smartphone de respeito, contando com SoC Snapdragon 835 da Qualcomm, octa-core Kryo com quatro núcleos de 2,45 GHz, quatro de 1,9 GHz e GPU Adreno 540, display de 5,7 polegadas com resolução de 2560 x 1312 pixels (504 ppi) e proporção 19:10 que ocupa boa parte da frente do aparelho, 4 GB de RAM, 128 GB de espaço interno não-expansível, câmera principal dupla de 13 megapixels, uma monocromática e outra para alta fidelidade de cores; abertura f/1,85, HDR, autofoco e capacidade de filmar em 4K a 30 fps, câmera selfie com lente grande angular de 8 MP, abertura f/2,2 e que também filma em 4K a 30 fps, 4G/LTE, Bluetooth 5.0/BLE, NFC, GLONASS, bateria de 3.040 mAh e conector USB-C.

Ele chegou ao mercado norte-americano inicialmente por se tratar de uma empresa pequena, embora Rubin tenha sido o pai do Android e trabalhado por anos no Google ele não tem tanta capacidade de abraçar o mercado global como seus principais concorrentes. Pense na Essential como a OnePlus com restrições, já que os primeiros que compraram o aparelho não o receberam dentro do prazo de 30 dias prometido e ainda não há previsão de envio.

Ainda assim o engenheiro de software está disposto a brigar: recentemente uma variante "A11" do Essential Phone, que na prática é o mesmo dispositivo recebeu certificação da Wi-Fi Alliance, revelando que ele já sairá da caixa rodando Android 7.1.1 Nougat:

Esse A11 na verdade viria a ser o mesmo PH-1, o código anterior é mais uma denominação interna e convenhamos, a Essential não tem capacidade de introduzir um smartphone novo quando nem despachou o original. A certificação é útil principalmente para viabilizar o lançamento do Essential Phone em mais mercados e segundo fontes Rubin estaria negociando com operadoras do Reino Unido e Europa, ao mesmo tempo que estaria estudando a melhor forma de lança-lo no Japão; vale lembrar que embora os japoneses tenham resistência à Samsung e outros fabricantes de fora, a Apple é líder de mercado no setor e seguida por concorrentes locais como Sony e Sharp.

Por enquanto a Sprint é a única operadora que fechou com a Essential, e venderá o smartphone nos EUA por US$ 699; não há previsão de quando ele chegará a mais mercados e por enquanto, não há nenhum indício de que a startup pretende comercializa-lo no Brasil.

Fonte: Financial Times (paywall).

relacionados


Comentários