Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Teste bem-sucedido: THAAD intercepta IRBM no Alaska

Teste bem-sucedido: THAAD intercepta IRBM no Alaska

Os EUA fizeram um teste bem-sucedido de seu sistema de interceptação de mísseis balísticos, uma resposta direta para a Melhor Coréia. Esse sucesso inclusive é bom até para o Grande Líder.

7 anos atrás

missile-command

As últimas estimativas do míssil nuclear que a Melhor Coréia lançou são sinistras. Há quem calcule o alcance do míssil em 9.500 km, suficiente para atingir a Costa Leste dos EUA, mas esse não é o único risco que o Grande Líder apresenta contra os aliados dos EUA. Japão e Coréia estão ao alcance dos IRBMs de Pyongyang.

A principal defesa contra esses mísseis balísticos de alcance intermediário é o THAAD — Terminal High Altitude Area Defense — um descendente dos Patriot da Guerra do Golfo, e é uma espécie de míssil-kamikaze (tecnicamente todos são). Ele não leva ogiva explosiva, com um míssil balístico se movendo a 6 km/s, ou Mach 17, explosivos seriam inúteis.

Você poderia detonar uma carga de TNT a 1 mm atrás do míssil, ele estaria se movendo mais rápido que a onda de choque da explosão. É o mesmo que tentar alcançar o Senna com um Rubinho.

Por isso o THAAD se baseia em precisão. Sua trajetória é continuamente calculada para interceptar o alvo e colidir com ele. A mera energia cinética é mais que suficiente para vaporizar o que quer que seja. Em essência é igual Missile Command, mas em 3 dimensões. Em um cenário com milhares de quilômetros. Com o alvo se movendo 20× mais rápido que uma bala.

No teste dessa semana um míssil foi lançado do oceano e corretamente interceptado por um THAAD baseado o Alaska. O míssil de 900 kg interceptou o inimigo, indicando que, sim, há chance de que os EUA e seus aliados possam se defender de um eventual ataque da Melhor Coréia.

Também é uma boa notícia para a população de Pyongyang, pois quando o Grande Líder surtar de vez e tentar atacar Tóquio, se seu míssil for interceptado, há boas chances que o bom-senso prevaleça e os EUA não respondam pulverizando a capital da Melhor Coréia, transformando a cidade em um grande rinque de patinação de vidro derretido.

O vídeo do teste:


Missile Defense Advocacy Alliance — FTT 18 THAAD Flight Test Video

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários