Meio Bit » Arquivo » Internet » China se prepara para banir completamente o uso de VPNs em 2018

China se prepara para banir completamente o uso de VPNs em 2018

VPNs com os dias contados na China: governo pretender banir todos os serviços de conexões com o mundo exterior a partir de 2018, e isso vale tanto para usuários finais quanto para companhias que fazem negócios no país.

7 anos atrás

A China continua firme e forte em sua missão de controlar a internet em seu território de maneira definitiva. Recentemente novas regras foram aprovadas de modo a aumentar as restrições sobre o que pode e não pode ser publicado, afetando redações, redes sociais, sites, blogs, fóruns, motores de busca ou qualquer coisa que divulgue informação. Todos agora são controlados pelo Estado e observados de perto pelos censores treinados do Partido Comunista da China.

Só que isso diz respeito a sites e serviços internos, não externos. Na teoria a maioria das redes sociais do mundo livre não atuam na China mas podem ser acessadas através de VPN, embora companhias como Google, Facebook e Microsoft joguem conforme as regras do jogo de modo a não perder dinheiro. Afinal a China é um dos maiores países capitalistas do mundo, conta com um mercado consumidor de 700 milhões de usuários conectados e aliena-los completamente não é interessante para os negócios.

Só que há um problema dos grandes, e ele atende por Xi Jinping. O premiê chinês é absoluta, total e completamente anti-ocidente e vem fazendo de tudo para priorizar as companhias locais em detrimento das poucas estrangeiras estabelecidas por lá, mesmo aquelas que abaixam a cabeça e aceitam o joguinho socialista em prol de não perder um verdadeiro Negócio da China (eu sei, essa foi horrível). Ao mesmo tempo o Escudo Dourado, o grande firewall nacional não consegue conter o uso de VPNs por parte dos usuários finais que desejam utilizar Twitter, Facebook e etc. principalmente porque essas companhias precisam delas para manter-se em contato com suas matrizes. A internet da China é tão fechada quanto à da Melhor Coreia, só que ela é mais abrangente e não apenas um brinquedo caríssimo para os políticos do partidão e os pouquíssimos ricaços do país.

Só que isso não mais será tolerado. Seguindo o endurecimento das leis locais que criminalizaram o uso de VPNs, as autoridades chinesas começaram a emitir ordens a todas as operadoras do país para bloquearem de vez toda e qualquer rede privada que permita o acesso à internet do mundo livre, sem exceções. A paulada vai afetar tanto o usuário comum que só quer tuitar sossegado como todas as grandes companhias instaladas na China, que segundo fontes serão obrigadas a se virarem quando o bloqueio entrar em vigor, no dia 1º de fevereiro de 2018.

Desde o início do ano qualquer VPN "legal" deve ser autorizada pelo governo para funcionar, obviamente de modo a permitir que companhias possam se comunicar com contatos externos. Como esse método não é o ideal e de forma a não perder dinheiro o governo sempre deixou as VPNs em uma área cinza, mas com a mudança nas regras Pequim corta esse benefício de uma vez. Da data limite em diante, a empresa que realmente precisa se manter conectada com a internet exterior será obrigada a pedir acesso ao governo chinês, que poderá liberar ou não.

Especialistas prevêem uma grande diáspora de empresas estrangeiras instaladas na China, e embora pareça algo ruim é algo que agrada o premiê Jinping, ávido por fortalecer as companhias nacionais. É mais um daqueles casos de "proteger a soberania nacional" que como sabemos, nunca dá certo e faz mais mal do que bem.

Embora tais informações não tenham sido confirmadas pelo governo, fontes afirmam que é quase certo que o banimento das VPNs seja de fato implementado e é uma política alinhada com as mudanças recentes, voltadas a blindar a internet da China de uma vez por todas. Resta saber se as empresas que estão por lá vão mais uma vez abaixar a cabeça ou puxar o carro, já que o cidadão comum não tem qualquer escolha a não ser engolir a seco.

Fonte: South China Morning Post.

relacionados


Comentários