Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon — recall de bateria

Nikon — recall de bateria

Nikon está fazendo um recall preventivo da EN-EL15, uma bateria que está presente na maioria de suas câmeras de médio porte. Veja se a sua está na lista.

7 anos atrás

Diz o dito popular que errar é humano, mas repetir o erro é burrice. Parece que a Nikon aprendeu com suas recentes histórias de idiotices referentes a seus produtos que apresentavam problemas. Quem não lembra da zueira que foi o problema do sensor sujo da Nikon D600. A empresa se recusou a comentar ou reconhecer que as câmeras saíram de fábrica com esse defeito e vários vídeos pipocaram na internet mostrando o que a empresa não queria encarar. Com a D750 também houveram problemas de fábrica que a empresa demorou muito a se pronunciar. Isso mina um pouco a confiança do consumidor em relação à marca.

Agora parece que a Nikon tem um controle de danos mais efetivo, principalmente se levarmos em conta que eles não andam muito bem das pernas do ponto de vista financeiro. A Nikon anunciou um recall "preventivo" da bateria EN-EL15. Você pode não reconhecer a nomenclatura da bateria, mas ela está nas principais câmeras de porte médio da Nikon nos últimos anos. Elas são responsáveis pelo fornecimento de energia das Nikons D7000, D7100, D7200, D500, D610, D750 e D810. Ou seja, não é pouca coisa.

O que a Nikon aponta é que existe um potencial problema onde a bateria entra em curto circuito causando aquecimento e derretimento. Então a câmera vai explodir? Não, ela não vai virar um Galaxy Note 7, a bateria apenas fica inutilizada e pode ter um potencial risco para o consumidor. Segundo a Nikon houveram apenas 7 casos confirmados do problema em todo o mundo e em lotes específicos da bateria. Mesmo assim, a Nikon decidiu fazer um recall preventivo trocando os itens destes lotes por novas baterias.

E como saber se você foi afetado? É só olhar o número de série de sua bateria. Se a 9º posição do número de série for um E ou um F vocês está dentro do recall.

Nos Estados Unidos a coisa é fácil. Você entra no site da Nikon, preenche um formulário de troca e espera a empresa entrar em contato com você. Um mensageiro da UPS vai entregar a nova bateria e recolher a antiga. A indicação da Nikon é que se você possuí uma das baterias do lote afetado então deve retirar ela imediatamente de sua câmera.

Encontramos notícias do recall no site da Nikon dos Estados Unidos e da Europa. E no Brasil? Sim, a Nikon não esqueceu do país verde e amarelo. No site brasileiro da empresa podemos ver a seguinte mensagem.

"Para efetuar a substituição de sua bateria EN-EL15, ligue gratuitamente para nosso SAC no 4003-9844 para Capitais e Regiões Metropolitanas ou 0800-88-NIKON (0800-88-64566) para Outras Regiões, de segunda a sexta das 09h as 17h. Em seguida, efetuaremos a coleta no endereço fornecido, enviando, posteriormente, uma nova bateria EN-EL15 fora do lote de risco. Neste momento, recolheremos as baterias afetadas para retorno seguro para a Nikon e descarte apropriado. Sua bateria EN-EL15 será substituída gratuitamente."

O site brasileiro também é mais específico em afirmar que os lotes afetados foram fabricados em 2012, mas ainda possuem unidades à venda em algumas lojas do varejo. Ou seja, câmeras mais recentes como a D7100 ou D7200 estão fora da zona de perigo.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários