Meio Bit » Arquivo » Hardware » Surgem detalhes do headset RV da Samsung que não depende de smartphones

Surgem detalhes do headset RV da Samsung que não depende de smartphones

Samsung está desenvolvendo, junto com a parceira Visual Camp um headset de RV que não precisa de um smartphone ou um PC para ser utilizado; dispositivo conta com SoC Exynos de última geração.

7 anos atrás

A Samsung já havia expressado antes seu desejo em apresentar um headset de realidade virtual que diferente do Gear VR, uma solução desenvolvida em conjunto com a Oculus não precisa de um smartphone para ser utilizado. Agora a Visual Camp, uma de suas parceiras no projeto apresentou o que o gadget pode vir a ser, ao revelar o protótipo ExynosVR III.

O nome do HMD sugere que a empreitada não é exatamente nova, sendo este a terceira geração do dispositivo ainda que seja o primeiro a ser revelado ao público. Em todo caso o ExynosVR III seria equipado com o novo SoC Exynos Série 9, um poderoso hexa-core de 10 nanômetros que embora venha a ser um dos mais potentes do mercado atualmente (o Galaxy S8 utiliza o Exynos 8895), a performance do headset permaneceria próxima ao do apresentado pelo Gear VR e alguns graus abaixo do Oculus Rift ou HTC Vive.

Esse SoC em questão seria composto por dois núcleos Samsung M2 de alta performance com clock de 2,5 GHz, quatro núcleos Cortex-A53 de 1,7 GHz e GPU Mali G71, com dois displays QHD (2560 x 1440 pixels) com taxa de atualização de 90 Hz, ou um único 4K de 75 Hz. O principal atrativo é o acessório ser completamente standalone, não dependendo de um smartphone ou mesmo do PC para ser utilizado.

Outra característica interessante a respeito do ExynosVR III é uma tecnologia da Visual Camp que rastreia o movimento dos olhos, identificando onde a visão do usuário está concentrada e aumentando a resolução daquele ponto da imagem específico, enquanto reduz a qualidade em outros pontos de modo a poupar o consumo de energia. É uma forma interessante de evitar que o aparelho seja comilão demais, já que por ser totalmente independente de periféricos é possível que ele conte inclusive com uma opção para funcionar apenas com baterias e longe da tomada, logo isso é muito importante.

Não há previsão de quando o ExynosVR III chegará ao mercado nem quanto ele custará (dica: não será barato), mas é bem provável que ouçamos falar mais dele em 2018. Vamos aguardar.

Fonte: PR Newswire.

relacionados


Comentários