Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Fotografia de Natureza — exemplos do que não fazer

Fotografia de Natureza — exemplos do que não fazer

Fotógrafos “amadores” de natureza arriscam a vida por uma foto um pouco melhor. Só essa semana tivemos dois casos bem interessantes.

7 anos atrás

Em todo curso de fotografia de natureza que fiz uma indicação era clara: você precisa ter uma lente teleobjetiva. Isso não é uma informação técnica irrelevante, pois esse tipo de lente é necessária para fotografar animais perigosos de uma distância segura. Os parques nacionais americanos, por exemplo, indicam que animais imprevisíveis devem ser observados de pelo monos 100 m de distância. Eu acho essa uma indicação muito interessante.

Porém, o Evil Darwin também está solto no mundo da fotografia de natureza faz muito tempo (como o caso de 2016 do homem que tentou fazer uma selfie com uma morsa em um zoológico chinês e foi afogado por ela). Essa semana tivemos dois casos onde pessoas se colocaram em perigo para poder fazer uma imagem mais bacana da vida selvagem com seus celularizinhos.

Um visitante do Parque Nacional de Banff, no Canadá,  achou que não se aplicava a ele a indicação para manter uma distância segura dos animais e decidiu se aproximar à alguns metros de um urso cinzento enquanto o mesmo se alimentava. O que passa pela cabeça de uma pessoa para chegar perto de um animal selvagem (até de alguns domésticos) enquanto ele come? O fotógrafo de natureza Ray Blanchard estava no mesmo local e fez essa foto de uma distância de 70 metros com sua teleobjetiva.

Guardas florestais do parque informam que tentam levar os visitantes para uma distância segura dos animais, mas alguns simplesmente voltam quando os guardas se afastam. Lembrando que no Canadá a multa por perturbar animais selvagens em parques nacionais pode chegar a US$ 25 mil.

O segundo caso desta semana aconteceu na Florida, na Trilha La Chua em Paynes Prairie em Gainesville. Enquanto todos observavam um jacaré de uma distância segura, um “mané” decidiu que as regras não se aplicavam a ele (coisa cada vez mais comum entre fotógrafos) e levou sua câmera e tripé para muito perto do animal. Claro que as coisas não saíram como o planejado e o jacaré não curtiu muito essa invasão de seu espaço. Dessa vez temos um vídeo que foi gravado por um dos turistas que estavam em uma distância segura.


Ben Boukari — Alligator Almost Gets Photographer Part - 1

Fotografia de natureza é uma ótima atividade para fugir da bagunça da vida urbana. Mas, é preciso conhecimento do que se está fotografando, estar preparado com os equipamentos adequados e, acima de tudo, seguir as regras do local onde está fotografando.

P.S.: eu estava torcendo para o jacaré.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários