Meio Bit » Arquivo » Engenharia » Mais duas bases americanas suspendem os vôos com o F-35

Mais duas bases americanas suspendem os vôos com o F-35

Como desgraça pouca é bobagem não uma mas DUAS bases americanas suspenderam vôos com o F-35. Qual a gravidade? Digamos que UM TERÇO de todos os aviões construídos estão proibidos de voar.

7 anos atrás

310071_418284738249923_325903782_n

O chamado Avião de Um vírgula Cinco Trilhão de Dólares continua fazendo das suas. O projeto que deveria baratear e simplificar a vida das forças armadas americanas e se tornou um verdadeiro elefante branco agora está dando problema mesmo sem a presença física do avião.

O pessoal da Base Aérea dos Fuzileiros de Yuma, no Arizona, começou a perceber discrepâncias nos dados dos F-35 do Esquadrão 211, as informações não batiam. E eram informações importantes, sendo (mal) gerenciadas pelo ALIS — Sistema Autônomo de Informações Logísticas, uma espécie de SAP pra aviões. O software controla cadeia de fornecedores, estoque de peças, manutenção, performance em nível de componente, uma coisa linda. Se funcionasse.

Não estava funcionando e a situação pelo visto foi bem séria, a decisão foi entrar em modo Full Capitão Nascimento e baixar a regra: não sobe ninguém. Os quatorze F-35 do esquadrão agora estão em terra até segunda ordem.

Acha que acabou? Nem foi a pior da semana. Dia 12 a Base Aérea de Luke, no Arizona baniu seus 55 F-35A de voar. Motivo? Cinco pilotos tiveram sintomas de hipoxia durante o vôo. O sistema de oxigênio aparentemente parou de funcionar, e eles só sobreviveram por causa do treinamento: identificaram os sintomas e acionaram o sistema de backup, declararam emergência e pousaram assim que foi possível.

Em resumo: dos 231 F-35 fabricados, 69 não estão voando. É quase como o sonho dos hippies, com aquela frase E se eles declarassem uma guerra mas ninguém aparecesse? Corre o risco de os EUA perderem a próxima guerra aérea por WO.

Fonte: CNN, via dica do Caio no tuinto.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários