Home » Microsoft » Gerenciador de Tarefas do Windows 10 vai passar a exibir dados da GPU

Gerenciador de Tarefas do Windows 10 vai passar a exibir dados da GPU

Nova opção incluída no Windows 10 para Insiders vai permitir que usuários monitorem o consumo de memória de suas GPUs de forma nativa, sem defender de softwares de terceiros.

2 anos e meio atrás

gpu

Usuários Windows que possuem máquinas potentes precisam ficar de olho em como seu sistema se comporta, como cada componente está consumindo recursos e o Gerenciador de Tarefas é a ferramenta nativa para isso, entregando uma série de informações minimamente pertinentes. E em breve a ferramenta passará a cobrir também como sua GPU se comporta, dispensando o uso de softwares de terceiros.

A novidade foi incluída na Build 16226 do  Windows 10, disponível para Insiders no sistema de atualizações rápidas. Esses usuários serão os primeiros a ter acesso a informações mais detalhadas quanto ao consumo de memória de sua placa gráfica, qual está instalada, a versão do driver e a aba Detalhes inclui informações como consumo de recursos da GPU por processo, algo muito útil para monitorar quanto um programa pesado ou um game exige da placa ou para facilitar testes de temperatura.

windows-10-task-manager

É fato que a maioria dos usuários avançados do Windows já possuem programas de terceiros para monitorar como suas GPUs se comportam e em alguns casos isso é essencial (como aqueles que usam mais de uma placa), mas a ideia da Microsoft é oferecer uma ferramenta de diagnóstico nativa que todo mundo terá acesso, desde a PC Gamer Master Race ao consumidor intermediário, o que cogita trocar sua GPU embarcada por uma dedicada ou substituir a antiga de menor rendimento. Uma opção a mais não é ruim no fim das contas.

A Microsoft informa que o recurso ainda está em fase de construção, portanto os Insiders devem esperar por uma série de bugs e informações não tão fidedignas num primeiro momento e é importante, ao menos agora compara-lo com programas de monitoramento de outras companhias e enviar feedbacks para preparar o Gerenciador de Tarefas para o lançamento aos demais usuários, através do Feedback Hub em Desktop Environment -> Task Manager.

Fonte: Digital Trends.

relacionados


Comentários