Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Mercado de DSLR: quem ganha e quem perde

Mercado de DSLR: quem ganha e quem perde

14 anos e meio atrás

Quando comecei na fotografia as opções de escolha de equipamentos eram bem limitadas. Tínhamos a disposição Canon, Nikon e Pentax. Achar outras marcas era quase impossível. Hoje, com a fotografia digital, várias outras empresas entraram no mercado e conseguir esses equipamentos é muito mais fácil. Imaginando a quantidade de câmeras que são vendidas no mundo fica complicado traçar um perfil de qual marca é a mais comercializada. Porém, o site Photoscala tentou montar um panorama sobre a variação de domínio do mercado por cada fabricante. O principal gráfico produzido pela pesquisa é o que está reproduzido ao fim do texto. A pesquisa foi feita com diferentes fontes e representam apenas um pequeno esboço de um mercado gigantesco. Mas, foi respeitado o rigor das amostragens estatísticas.

A informação que o gráfico representa é interessante. Nos últimos dois anos, temos a variação de quem ganhou mercado e de quem perdeu mercado na venda de DSLRs. A Canon, que é líder incontestável de vendas no mundo, perdeu 8% de sua participação entre 2006 e 2008. Outra que perdeu terreno foi a Olympus com um decréscimo de 2%. Entre as que cresceram, o principal destaque vai para a Sony que abocanhou mais 8% do fluxo de vendas. Nikon teve um aumento de 4% no mercado. A novidade no gráfico fica por conta da Panasonic que está presente por conta da câmera DMC-G1, que mesmo não sendo uma DSLR acabou entrando na conta.

 

dslrMarket-458x280

Essa variação é o que podemos chamar de estratégia das empresas. O decréscimo da participação da Olympus é prova suficiente de que não adianta ter um bom equipamento, é preciso também ter um ótimo marketing e preços competitivos. A Nikon joga pesado com câmeras baratas e com ótima qualidade de imagem. É por isso que a Nikon D40 foi uma das câmeras mais vendidas nos últimos anos. A Sony tem a vantagem de toda uma aura de qualidade atingida pela venda de outros produtos, como TVs e aparelhos de som. Muitos consumidores que estão se iniciando agora no mundo da fotografia acabam escolhendo a empresa por conta dessa visibilidade da marca. Aliás, não podemos encarar esse gráfico como sendo absoluto sem levar em conta a quantidade de novas pessoas que estão comprando uma DSLR pela primeira vez. As facilidades da fotografia digital estão levando muitos consumidores a apostarem em equipamentos desse nível. Se analisarmos as vendas da Canon, o número de câmeras vendidas cresceu muito nesses dois anos, mas o mercado está bem maior do que há dois anos. Ganhar esses novos consumidores tem que ser principal objetivo de cada empresa.

Fonte: Photography Blog

relacionados


Comentários