Meio Bit » Arquivo » Indústria » Acabou a farra — Canadá decreta Lei exigindo desbloqueio de celulares

Acabou a farra — Canadá decreta Lei exigindo desbloqueio de celulares

O Canadá decidiu acabar com uma das maiores pragas dos tempos modernos. Não, não o Nickelback, mas quase: o bloqueio de celulares por operadoras. Agora todo aparelho vendido no país será vendido desbloqueado. E a notícia ainda melhora…

7 anos atrás

south-park-s02e01c11-help-16x9

Subsídios não são necessariamente ruins, principalmente no caso da telefonia. A gente troca fidelização por um aparelho caro, e paga um valor bem em conta.

O lado ruim é que as operadoras querem tudo. Exigem a fidelização em contrato E bloqueiam os aparelhos para uso com chips da concorrência. Cobram para desbloquear, isso quando o fazem. O nome disso é venda casada, não pode. 

No Brasil isso mudou, hoje acha-se aparelho desbloqueado, a mentalidade de fidelizar deixou de ter conotações de tornar o consumidor refém. Em outros lugares essa mentalidade está mudando também. No Canadá, por exemplo. A chamada “Taxa de Resgate” rendeu às operadoras em 2016 US$ 28,5 milhões.

Não mais. A ANATEL de lá baixou uma regra exigindo que todo aparelho celular novo seja vendido desbloqueado, e que os existentes sejam desbloqueados pelas operadoras, de graça.

Elas não gostaram. Um vice-presidente da ROGERS, Howard Slawner, teve a cara-de-pau de dizer que achamos que é muito mais apropriado que as pessoas que querem ter seus aparelhos desbloqueados arquem com o custo disso”.

Primeiro, US$ CAD$ 50,00 para desbloquear um celular é um absurdo. Segundo, as pessoas só precisam desbloquear por causa das operadoras, que bloquearam os aparelhos em primeiro lugar.

Tomara que após o fim do bloqueio de celulares as agências reguladoras se voltem contra a maior e mais absurda extorsão dos tempos modernos: cobrança por SMS.

Fonte: Engadget.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários