Meio Bit » Arquivo » Ciência » Pesquisa revela: programadores que usam espaços ganham mais do que os que usam tabs

Pesquisa revela: programadores que usam espaços ganham mais do que os que usam tabs

Uma das grandes brigas bestas entre programadores, eternizada em um ótimo episódio de Silicon Valley, é entre a turma que usa tabs vs a que usa espaços. Agora uma pesquisa mostrou que realmente há diferença, e onde dói mais: no bolso.

7 anos atrás

r_109448_5nydp

Silicon Valley, o excelente documentário da HBO retrata muito bem não só as relações entre startups e investidores, mas também o dia-a-dia dos programadores. Em uma das grandes cenas da série Richard Hendricks briga com a quase namorada ao descobrir que ela programa usando espaços em vez de tabs.

Sim, soa como uma bobagem brigar por isso, mas já vi gente quase ir às vias de fato por bem menos. Programadores são extremamente territoriais em suas manias, e se você não alinhar os } corretamente EU ESGANO.

No tempo do BASIC a turma que escrevia PRINT odiava a turma que usava ? no lugar, e vice-versa. Sim, somos patéticos. Só que aparentemente, há uma diferença real no caso dos espaços vs tabs.

O Stack Overflow fez uma pesquisa com 28.657 usuários, e descobriu que:

  • 40,7% usam tabs;
  • 41,8% usam espaços;
  • 17,5% usam os dois.

Correlacionando com os salários reportados pelos usuários, deu isso:

salary_graph-1-1024x731

Na média quem usa só espaços ganha US$ 59.140,00 por ano. Quem usa só tabs ganha US$ 43.750,00. O tempo de experiência não afeta a diferença.

Geografia também não. Em todos os países, programadores que usam espaços ganham salários mais altos.

salary_by_country-1-1024x768

Eles encontraram o mesmo desvio analisando os dados por linguagem de programação, por tempo de experiência e mesmo entre programadores da mesma linguagem no mesmo país. Em termos de discrepância salarial usar espaços em vez de tabs equivale a 2,4 anos de experiência.

ÓBVIO que você não vai ganhar mais se trocar tabs por espaços, não é o caso da lógica da aranha que sem pata fica surda, há outra explicação, alguma variável que ninguém está vendo, mas o mais importante é que o mané do Richard Hendricks estava errado.

Fonte: Stack Overflow.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários