Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Como não fotografar um casamento (como convidado)

Como não fotografar um casamento (como convidado)

Os smartphones democratizaram o ato de fotografar, mas isso não quer dizer que você é mais importante do que o profissional contratado para registrar um evento.

7 anos atrás

Pausa para uma elucubração. Pergunte para qualquer fotógrafo profissional sobre o que ele acha de smartphones e tablets na mão dos convidados do evento que está fotografando. Todos vão espumar de ódio. Não é para menos. Vários momentos incríveis e acontecimentos importantes acabam não sendo registrados pelo fotógrafo contratado pelo fato de ter algum convidado na frente fotografando o acontecimento com o seu celular. A coisa já chegou a um ponto tão crítico que eu já chego a avisar para os clientes sobre esse problema e, não raramente, a entrada da noiva em um casamento está quase sempre poluída por braços esticados para fotografar e até pessoas que entram no corredor para fotografar.

Eu até que entendo. A tecnologia deu poder para essas pessoas serem testemunhas de tudo o que acontece no mundo. Só que é necessário ter um pouco de discernimento da situação. A noiva pagou muito caro para ter o seu dia mais importante registrado por uma equipe competente, e o convidado (que não pagou nada) está estragando esses momentos. Infelizmente, faz parte do jogo. Eu sei que é mais um obstáculo para a realização do meu trabalho e, na pior das hipóteses, eu costumo aproveitar essas intromissões. Querendo ou não, as pessoas que estão lá se conhecem e vão fazer uma pose muito mais espontânea para um amigo com celular do que para mim. São esses momentos que também tento roubar. Olho por olho.

Entretanto, em alguns momentos a coisa passa do aceitável e caminha para a desgraça total.

O vídeo abaixo foi compartilhado na página Amor pela Fotografia e já conta com mais de 500 mil visualizações. Nele podemos ver uma convidada estragando a entrada da noiva ao tentar tirar uma foto. Se você é homem, ou nunca casou, não tem como entender como isso é importante para aquela mulher de branco que está entrando com seu pai na igreja. Um momento único, que foi sonhado incontáveis vezes e que, espera-se, seja inesquecível. Bem, esse vai ser inesquecível mesmo.


Convidada tenta fotografar a entrada da noiva e acaba caindo.

relacionados


Comentários