Meio Bit » Arquivo » Indústria » Sony Mobile vai deixar de fabricar smartphones premium intermediários

Sony Mobile vai deixar de fabricar smartphones premium intermediários

Sony Mobile se concentrará em aparelhos topo de linha mas continuará lançando modelos intermediários; o mesmo não pode ser dito da categoria do Xperia X, que será encerrada.

7 anos atrás

Xperia X: não agradou e será descontinuado

A Sony Mobile está planejando uma reestruturação de grande porte em sua estratégia de vendas, ao perceber que atochar o mercado com uma série de dispositivos não estava dando certo: de agora em diante o foco da divisão se concentrará em dispositivos de ponta, os intermediários serão mantidos e a linha "mid-premium", que abrigava a linha Xperia X será descontinuada.

Hoje a Sony Mobile trabalha com três linhas distintas de smartphones: os intermediários que abrigam a série Xperia XA1, os topo de linha X Performance e XZ e os intermediários premium, que é onde os modelos da linha X se encontram. No entanto, em uma reunião com investidores realizada em Tóquio a divisão revelou de daqui para a frente a companhia se concentrará principalmente em seus modelos mais caros, os que oferecem mais recursos e são mais caros, logo dão mais retorno à fabricante.

Tal informação fica clara num slide vazado que detalha a estratégia da Sony Mobile para 2017: as linhas premium e intermediárias serão continuadas, mas esta última não receberá nenhum outro aparelho neste ano além dos já anunciados na MWC 2017 XA1, XA1 Ultra e L1; já a categoria de topo receberá dois novos modelos para somar aos também anunciados XZ Premium e XZs.

Já a linha Xperia X será descontinuada por um motivo simples: ela não dá lucro. Tais dispositivos só atingiram 43% da meta global de vendas, sendo 85% no mercado japonês e pífios 31% no exterior; já a linha premium alcançou uma marca de 88% de vendas em todo o mundo, com 104% da expectativa no Japão e 60% fora do arquipélago, o que é compreensível visto que a linha ZX tem que concorrer com o iPhone e outros Androids topo de linha.

Como os Xperias X e X Compact ficaram muito aquém do esperado pelos acionistas da Sony, a divisão móvel da gigante japonesa decidiu por bem não mais lançar novos dispositivos entre os intermediários e os premium, e espera continuar lucrando com o foco direcionado para seus aparelhos mais caros. Isso não quer dizer entretanto que a companhia não vai mais fabricar dispositivos mais "baratos" (é da Sony que estamos falando afinal), apenas que eles não serão constantemente atualizados.

Já os que viam na linha Xperia X uma boa opção de smartphones terão que migrar mais uma vez.

Fonte: Xperia Blog.

relacionados


Comentários