Meio Bit » Arquivo » Mobile » Rumor: a Google Assistant pode estar a caminho do iOS

Rumor: a Google Assistant pode estar a caminho do iOS

Assistente virtual do Google pode ser introduzida ao iOS na próxima conferência I/O, mas como esperado sua capacidade seria severamente limitada em comparação à nativa Siri.

7 anos atrás

O Google, nós sabemos não se preocupa muito com a funcionalidade de suas ferramentas em plataformas concorrentes, desde que elas estejam presentes e possam ser utilizadas (e rendam dinheiro, claro). A Apple sempre prezou para que suas próprias soluções, mesmo as que não funcionavam direito (né Apple Maps?) tivessem acesso exclusivo à integração em seus dispositivos, enquanto os produtos da concorrente que funcionam de forma orgânica no Android são tratados como meros apps no iOS.

E isso é exatamente o que pode acontecer com a Google Assistant, que segundo rumores será o próximo aplicativo do Google a ser lançado para o sistema móvel da maçã.

De acordo com fontes próximas ao Google, a companhia pretende revelar o lançamento de sua assistente virtual para o iOS durante a conferência Google I/O 2017, que começa amanhã e vai até sexta-feira. Nela é normal a gigante das buscas apresentar uma série de novidades para o Android, desde as primeiras informações sobre a futura versão do sistema a outras particularidades e produtos, e este seria obviamente o palco ideal para revelar uma nova "parceria" de negócios com Cupertino. A princípio e como é de praxe a Assistant estaria disponível apenas nos Estados Unidos, em uma data ainda a ser revelada e os poucos seria liberada para os demais mercados onde já está presente (você não, Brasil).

Só que como era de se esperar a Google Assistant não será mais do que um app, que deverá ser acionado manualmente cada vez que o usuário tiver intenção de usa-la. A integração com os iPhones e iPads permanecerá agora e sempre exclusividade da Siri, algo que a Apple não abre mão em hipótese alguma e sendo sincero, o Google nem está preocupado com isso. Para a companhia é melhor ter sua solução disponível no máximo de plataformas possível, ainda que com funcionalidades limitadas do que não lançar de maneira alguma.

Ela até mesmo esteve disposta a pagar (e caro) para que o Google Search permanecesse como o motor de busca padrão do iOS, algo que só foi aceito porque a Apple não possui uma solução própria à altura (o mantra da experiência de uso permanece) mas nem por isso ela deixaria de faturar uns muitos cascalhos em cima da rival. E Mountain View pagou rindo, para uma empresa cujo mais de 90% de sua receita vêm de anúncios, boa parte deles exibidos pelos motores de busca US$ 1 bilhão é troco de pinga.

Claro, há de se levar em conta que tais informações são rumores e não há nada concreto; só teremos a certeza do que o Google pretende amanhã, quando a I/O 2017 começar mas há de se convir que o movimento faz sentido: com o SDK liberado para desenvolvedores adaptarem a Assistant em diversos dispositivos, é de se esperar que o iOS de fato acabe recebendo a rival da Siri e reserve um puxadinho para ela em sua casa.

Fonte: Android Police.

relacionados


Comentários