Meio Bit » Internet » Facebook vai passar a filtrar páginas de spam e conteúdos sem qualidade

Facebook vai passar a filtrar páginas de spam e conteúdos sem qualidade

Nova alteração no algoritmo do Feed de Notícias do Facebook vai passar a filtrar postagens e links que levam a sites de spam ou com conteúdo irrelevante.

7 anos atrás

O Facebook vive mexendo no algoritmo de seu Feed de Notícias, de modo a sempre privilegiar conteúdos que a rede social considera mais relevantes para seus usuários e ao mesmo tempo para manter os produtores de conteúdo nas suas mãos. Uma das mais recentes foi mais uma vez privilegiar o conteúdo gerado por pessoas sobre páginas, o que é uma estratégia para forçar os donos das últimas a pagarem para potencializar suas postagens.

Só que muita gente compartilha links que levam a sites de baixa qualidade ou na pior das hipóteses, domínios cheios de links de spam, pop-ups e outras tranqueiras. E isso não mais será tolerado.

A nova modificação no algoritmo do Feed de Notícias é um desdobramento da empreitada do Facebook em combater notícias falsas, sendo que a rede social já cortou a monetização de páginas com tais conteúdos. O objetivo desta vez é privilegiar sites e páginas que tenham conteúdo decente e de qualidade, que não redirecione o usuário para domínios suspeitos e muito menos para aqueles que parecem uma penteadeira de dama que troca favores por dinheiro, cheio de links para sites externos mas é um clique e um pop-up, um clique e uma página suspeita e por aí vai.

De acordo com Greg Marra, Gerente de Produtos do Facebook uma das principais reclamações dos usuários é quando eles clicam em um link e são levados a sites de spam ou com nenhum conteúdo que preste, seja indicado por amigos ou por páginas. Para combater isso a rede social vai empregas inteligência artificial para identificar quais links levam para sites indesejados, e com isso feito tais postagens aparecerão para cada vez menos pessoas. De fato elas não serão deletadas, mas jogadas para baixo na lista de prioridades do Feed de Notícias e com isso, tais sites farão cada vez menos dinheiro com o Facebook. Isso vai se refletir positivamente para páginas e que publicam conteúdo de qualidade e não mandam o leitor para uma fria, que passarão a aparecer mais no Feed (mas ainda menos que postagens de amigos e familiares), enquanto aquelas marcadas na lista negra sumirão aos poucos.

A questão no entanto, tirando sites de spam é definir o que é "conteúdo de qualidade" para o Facebook. Muita gente pode considerar o Não Salvo ou outro site de piadinhas e memes relevantes, mas outros não; a rede social vai atuar como um filtro de qualidade e determinar quem pode e quem não pode fazer dinheiro em sua plataforma, o que pode ser perigoso para muitas páginas: quem vive de replicar conteúdo alheio vai dançar, mas como dizer para quem gosta de uma página humorística que aquele conteúdo não é considerado decente, mesmo que tenha uma audiência considerável?

De certa forma o Facebook caminha para tomar as rédeas do conteúdo compartilhado em seu Jardim Murado da mesma forma que o Google está fazendo com o YouTube, priorizando quem produz material para a família e cortando a grana de canais de games, comédia, besteirol e outros materiais devido a fuga dos anunciantes. Mark Zuckerberg não teve um problema semelhante com seus parceiros mas pelo visto, não quer correr o mesmo risco e tratou de filtrar o conteúdo desde já; com o tempo, dependendo dos critérios adotados pela rede social as páginas de menos qualidade podem simplesmente sumir, ou aceitar o fato de que deixarão de fazer dinheiro.

Segundo o Facebook as modificações entrarão em vigor nas próximas semanas, e aí saberemos quais páginas serão privilegiadas e quais relegadas ao limbo.

Fonte: Recode.

relacionados


Comentários