Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Nikon D3000 - Review no Photography Blog

Nikon D3000 - Review no Photography Blog

14 anos e meio atrás

O Photography blog vem se destacando como um dos melhores sites de Reviews da internet. Não por conta da quantidade de análises, até porque não são muitas, mas pela qualidade do texto apresentado. Ao contrário de sites como o Dpreview, por exemplo, eles direcionam o texto para o público mais leigo, que não está antenado no que está acontecendo na indústria fotográfica ou no avanço da tecnologia. O que interessa aqui é apresentar um bom texto para quem está procurando um equipamento de qualidade. Apontar apenas dados técnicos pode ser sacal para o leitor que não é profissional, e sabemos que a parcela de profissionais atendidos pela indústria fotográfica é bem menor que a dos consumidores domésticos. Com a Nikon D3000 não poderia ser diferente. Muito bom o texto que apresenta o teste prático do equipamento para os leitores.

A câmera, lançada há pouco tempo, é a nova ocupante do posto de equipamento mais barato da Nikon. Ela tem a difícil tarefa de substituir a D40 no gosto do consumidor. A câmera possui 10,2 megapixels de resolução máxima, sistema de processamento rápido da imagem, monitor LCD de 3 polegadas e 11 pontos de autofocus. Porém, a grande sacada de marketing da Nikon para a câmera é que ela é a companheira ideal para quem deseja ótima qualidade de imagem, mas não quer complicações na hora de fotografar. Para esses usuários, a câmera é equipada com o Inteligent Guide Mode, que pergunta ao fotógrafo que tipo de foto ele vai capturar e escolhe as regulagens conforme a necessidade do usuário. Modos inteligentes existem em vários equipamentos e podemos até duvidar da sua eficácia. Mas, algumas marcas, como Panasonic e Nikon, conseguem desenvolver ótimas soluções nessa área com um índice de acerto muito bom.

O review passa principalmente pela qualidade de imagem, construção do corpo da câmera e especificações e controles. Todo mundo sabe que sou usuário Canon, mas fico impressionado com as soluções, qualidade e design da Nikon. O menu do equipamento, com algumas funções animadas e bem colorido, é uma atração a parte. Bem diferente do menu quase em preto e branco da Rebel XSi. A avaliação geral do produto foi muito boa, mesmo levando em conta as pesadas críticas feitas ao fato da câmera não ter filmagem em alta definição, monitor LCD articulado ou saída HDMI. Mas, as críticas só são feitas porque é um equipamento sólido, confortável e bem robusto. Nada que passe a noção de ser uma câmera barata. Mas, se tivesse essas qualidades seria praticamente igual a Nikon D5000.

nikon_d3000

A Nikon D3000 estará disponível ao consumidor com a lente 18-55mm VR ao preço de US$ 599,95. Veja aqui o review completo do Photography Blog.

relacionados


Comentários