Meio Bit » Arquivo » Internet » Lazyfeed: informação on demand via Internet

Lazyfeed: informação on demand via Internet

15 anos atrás

O surgimento e a consequentemente popularização dos feeds revolucionaram a forma de consumir conteúdo via Internet. Navegadores com 20, 30, até 50 abas abertas em sites de notícias tornaram-se coisas do passado, e passamos, então, a centralizar os canais, blogs ou sites, que nos interessam, numa única interface, no agregador de feeds.

Embora ainda não seja consenso, hoje muitos reclamam do excesso de informação recebidas através dos feeds assinados. Podemos gerenciar quais sites assinar, mas mesmo assim a queixa existe – afinal, se cancelarmos uma assinatura, podemos perder uma informação importante publicada ali. Confesso que não conseguia imaginar uma alternativa tão completa e sem esse problema de excessos, mas alguém conseguiu, e colocou o plano em ação. Conheçam o Lazyfeed.

Não dá para dizer que ele não é um agregador de feeds. Tanto o formato, quanto as características, remontam ao que há de melhor no Google Reader e similares. Mas é na forma com que as informações aportam ao Lazyfeed que reside seu diferencial. Se nos agregadores de feeds convencionais assinamos sites específicos, nele, assinamos assuntos. Quaisquer assuntos. A informação vem de várias fontes, é atualizada minuto a minuto, ininterruptamente. Isso gera volume maior de notícias, mas como muitas se repetem, fica fácil filtrar o que é importante ou não sobre determinado tema.

Cito um exemplo prático. Assinei a tag “Microsoft” no Lazyfeed, e recebi dezenas de entradas desde então. Hoje, a mais recorrente é a do escândalo racial num site da filial polonesa da empresa. Essa constatação torna-se bastante evidente devido ao volume de entradas apresentadas no Lazyfeed sobre essa notícia em particular.

A fácil constatação do que está rolando sobre um certo tema é especialmente útil para quem precisa acompanhar notícias e informações de nichos. Editores de blogs, jornalistas e entusiastas ganham mais um meio de ficar à par das últimas novidades. Também pode vir a ser útil na descoberta de novos sites e blogs específicos.

Passada a empolgação inicial, fica claro que o Lazyfeed não substitui o agregador de feeds. Seguimos pessoas, blogs, sites que gostamos, e isso é o que diferencia o Meio Bit de um jornal, ou mesmo de um outro blog de tecnologia qualquer. Mas, por outro lado, é inegável o valor que o Lazyfeed agrega a quem precisa ou gosta de consumir conteúdo sobre tópicos específicos. Não é preciso se preocupar com fontes (apenas checá-las se são de confiança, né?), em catalogar endereços, vasculhar sites de um determinado nicho. Essa parte de trabalho pesado é automatizada pelo Lazyfeed. E isso, por mais estranho que possa parecer, é bem interessante.

Fonte: Lifehacker.

relacionados


Comentários