Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sony α9 — é assim que se parece o disparo de 20 fotos por segundo

Sony α9 — é assim que se parece o disparo de 20 fotos por segundo

Já viu uma câmera disparar 20 fotos por segundo? É isso que a nova Sony α9 consegue fazer. E de forma totalmente silenciosa.

7 anos atrás

Pode parecer uma coisa simples, mas a Sony α9 causou um reboliço no mundo da fotografia. A câmera realmente possuí características (e preço) impressionantes. O design, a tecnologia e a praticidade do equipamento mostram que as câmeras mirrorless são o futuro da indústria fotográfica. Até os fotógrafos mais acostumados com os equipamentos reflex já estão olhando com carinho para a possibilidade de mudar de sistema de câmera. E, fatalmente, quando alguém pensa nisso já olha com carinho para Sony ou Fuji. Ou seja, os fabricantes tradicionais estão fora dessa categoria. Pelo menos com câmeras viáveis para o uso profissional ou com tecnologia avançada. Uma grande mudança no rumo da indústria.

Uma das características mais divulgadas do novo equipamento da Sony é a sua velocidade. A câmera possuí um foco automático preciso e rápido. E pode disparar 20 fotos por segundo com um total de 241 fotos em RAW. Algumas DSLR conseguem chegar perto desta marca. A Nikon D5 faz 12 fotos por segundo. A Canon 1DX faz 15 fotos por segundo. Algumas categorias da fotografia profissional precisam de um grande número de disparo de fotos por segundo (esporte, fotojornalismo), mas existe uma grande diferença entre os equipamentos reflex e a câmera mirrorless da Sony: o barulho.

Uma câmera reflex disparando 15 fotos por segundo gera um grande ruído. Esse ruído é causado pela batida do obturador e pelo acionamento do espelho da câmera. Quem já ouviu o disparo de uma câmera reflex pode dizer que o ruído é até baixo, mas em situações onde o ambiente está em silencio é um barulho que causa incômodo e pode tirar a concentração. Veja aqui uma Canon 1Dx disparando 15 fotos por segundo.

Com a Sony A9 isso não acontece. Para atingir essa velocidade de disparo ela utiliza um obturador eletrônico. Ou seja, a captura da imagem é feita através de acionamento do sensor. O barulho que ouvimos é uma simulação de obturador mecânico. Apenas uma indicação para o usuário que a foto foi feita (e também para não causar estranheza para o fotógrafo que está migrando agora para uma mirrorless). Sendo assim é possível desligar o som da câmera e ter 20 disparos por segundo de forma totalmente silenciosa.


PhotoRec TV — Sony | α | α9 | a9 - Shutter - Electronic vs Mechanical Demo

A nova Sony A9 deve chegar ao mercado em Maio ao valor de US$ 4.500 (apenas o corpo). Mais caro que uma 5DMark IV, mas ela também oferece muito mais.

relacionados


Comentários