Meio Bit » Arquivo » Indústria » GDDR6 — a SK Hynix anuncia o mais rápido chip de 8 gigabits

GDDR6 — a SK Hynix anuncia o mais rápido chip de 8 gigabits

SK Hynix, uma das fornecedoras de chips VRAM para placas de vídeo nVidia, demonstra o mais rápido chip de 8 gigabits no padrão GDDR6. Quando será que veremos consoles com tais memórias?

7 anos atrás

Laguna_GP104_GDDR5X_peq

Interface de 384 bits padrão (crédito: TechSpot)

A JEDEC Solid State Technology Association, grupo responsável por definir os padrões de componentes microeletrônicos, ainda está a desenvolver o padrão GDDR6, mas isso não impede que os fabricantes de chips de memória não demonstrem o estado da arte de tal tecnologia. É o caso da SK Hynix, que acaba de apresentar o mais rápido chip de 8 gigabits (ou 1 GB) do tipo GDDR6, litografado no processo de 20 nm.

O chip em si possui taxa de transferência de 16 Gb/s (ou 2 GB/s) por pino, basicamente a interface mais rápida da indústria VRAM até o momento se desconsiderarmos a cara tecnologia HBM. No caso de uma placa de vídeo topo de linha como a nVidia Titan Xp, que tem interface de memória de 384 bits, a VRAM poderia ter uma taxa de transferência de 768 gigabytes por segundo!

A memória de vídeo da placa aceleradora gráfica citada chega atualmente nos 548 GB/s, portanto numa hipotética troca dos chips de memória pelos novos teríamos um belo aumento de 40% no desempenho da VRAM, digamos assim. Até o momento, o padrão GDDR6 promete operar a uma voltagem tensão 10% menor que o GDDR5 e em termos de desempenho poderia substituir o padrão GDDR5X.

Laguna_SK_Hynix_chip

E sim, o principal cliente da SK Hynix é a nVidia, então podemos esperar GDDR6 em futuras placas de vídeo com a GPU da camaleão verde de Santa Clara. A SK Hynix pretende produzir o chip em escala industrial já no primeiro semestre de 2018.

Uma pena que não dê para trocar os chips do Project Scorpio no momento mas o tio Laguna lembra que o PlayStation 4 original quase teria apenas 4 GB de memória GDDR5. Quando a Samsung demonstrou à Sony modelos de chips funcionais GDDR5 com 512 megabytes (4 Gb) cada, a japonesa correu logo para substituir os dezesseis chips de 256 megabytes (2 Gb) do protótipo por eles. Deu no que deu.

Fonte: SK Hynix.

Leia também:

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários