Meio Bit » Arquivo » Games » Preservação de games antigos: necessidade ou pirataria?

Preservação de games antigos: necessidade ou pirataria?

Desenvolvedor responsável por The Disney Afternoon Collection defende a preservação da memória dos games, e conta como a emulação ajudou no desenvolvimento da coletânea de jogos do Nintendo 8 bits.

7 anos atrás

Embora todos concordem que a emulação é um assunto espinhoso por conta de sua natureza ilegal, muitas vezes é por causa dela que ainda podemos apreciar pérolas esquecidas pelo tempo, por um ou outro motivo. Muitos entusiastas se esforçam para manter vivos títulos que não foram revisitados ou preservados pelos desenvolvedores originais, o que às vezes é visto de forma positiva e outras não. A Nintendo, por exemplo detesta emulação e a condena em todas as formas.

A Capcom, por outro lado acabou se beneficiando da emulação em seu mais novo produto, a coletânea The Disney Afternoon Collection que reúne seis clássicos do Nintendo 8 bits. Culpa do desenvolvedor Frank Cifaldi da Digital Eclipse, responsável pelo game e que é conhecido há tempos por seus feitos em preservar games antigos.

Para quem não ligou o nome à pessoa Cifaldi é o responsável pelo site Lost Levels, advogando há muito tempo pela proteção e preservação de games antigos que foram abandonados pelas desenvolvedoras por diversos motivos: seja falência, perda de dados, desinteresse em relança-los para as atuais gerações de consoles e etc. Esses são alguns dos principais argumentos que justificam a defesa da emulação pelo desenvolvedor, tendo ele mesmo contribuído com as ROMs de games como o jamais lançado BioForce Ape, para o NES.

Com a Digital Eclipse (que faz parte da Backbone Entertainment) Cifaldi e sua equipe se concentraram ao longo dos anos em se encarregar dos ports de diversos títulos da era 8 e 16 bits para as plataformas mais novas, principalmente para a Xbox Live Arcade. Seus mais recentes esforços resultaram em Mega Man Legacy Collection e The Disney Afternoon Collection, ambos coletâneas de games para o NES distribuídos pela Capcom.

Diferente do que aconteceu com Mega Man, onde foram utilizadas informações presentes na já antiga coletânea para o PSOne Rockman Complete Works, de 1999 (que nunca veio para o ocidente), para o pack de games da Disney algumas coisas foram recuperadas pela equipe da Digital Eclipse, em especial pelo próprio Cifaldi.

A galeria de arte de The Disney Afternoon Collection conta com designs originais recuperados no acervo da Capcom e restaurados, caixas de games escaneadas e incluídas por Cifaldi e dados de ROMs que ele próprio compartilhou. O resultado final são versões preservadas de DuckTales 1 e 2, Chip 'n Dale: Rescue Rangers 1 e 2, Darkwing Duck e TaleSpin com uma qualidade altíssima, principalmente porque a Digital Eclipse sabia onde procurar os recursos necessários para montar tudo.

 

O grande problema é a dificuldade em preservar games antigos quando os donos das propriedades intelectuais não demonstram interesse, e/ou colocam empecilhos na empreitada independente da comunidade. A Nintendo é campeã nesse quesito, ao defender que "revisita constantemente suas IPs com novos títulos" de modo a "mantê-los vivos". O problema dessa abordagem é que isso preserva a marca, não os games. Ao não disponibiliza-los em nenhuma plataforma atual e impedir quem deseja fazê-lo, acabam por prestar um enorme desserviço à memória dos games. E nem é preciso ir tão longe, basta lembrar de casos recentes como Scott Pilgrim vs. The World: The Game, título da Ubisoft que nunca teve lançamento físico e que ao ser retirado das lojas digitais, acabou por morrer de vez. O mesmo se aplica à Konami, que sumiu com as versões de The Simpsons e X-Men para Arcade presentes na PSN e Xbox Live.

Na Game Developers Conference 2016, Cifaldi lembrou que games estão morrendo "em um ritmo alarmante" e aqueles que buscam evitar o sumiço desses títulos acabam sendo perseguidos e processados pelos detentores dos direitos autorais, mesmo que eles não tenham o menor interesse em explorar tais títulos. Claro que do ponto de vista legal elas estão no direito, o conceito de "abandonware" é uma falácia. Porém, é inegável que estamos aos poucos perdendo parte da memória e da história dos games por pura mesquinharia.

Iniciativas em preservar títulos clássicos para as novas gerações como as de Frank Cifaldi devem ser defendidas e endossadas, abraçadas pelas desenvolvedoras de modo que ao mesmo tempo em que ganharão uma grana fácil, estarão contribuindo para a preservação da história dos games. Da mesma forma a questão da emulação como resgate da memória precisa ser discutida e avaliada, antes que acabemos com uma mídia sem passado.

The Disney Afternoon Collection está disponível para PS4, Xbox One e Steam (apenas Windows).

Fonte: Polygon.

relacionados


Comentários