Meio Bit » Arquivo » Cultura » Documentário contará os bastidores da criação do GoldenEye 007 para N64

Documentário contará os bastidores da criação do GoldenEye 007 para N64

Estúdio australiano inicia campanha de financiamento coletivo para produzir um documentário sobre a criação do GoldenEye 007, jogo para ao Nintendo 64 que marcou época ao mostrar que os consoles também poderiam ter FPSs.

7 anos atrás

goldeneye-007

Apesar de ainda hoje muitas pessoas defenderem que jogos de tiro em primeira pessoa não funcionam em consoles, houve um jogo que ousou quebrar esse preconceito. E isso há 20 anos!

Não se resumindo a apenas um “atire em tudo o que se mover” e sendo baseado numa franquia de peso, o GoldenEye 007 sempre será lembrado como um dos melhores jogos do Nintendo 64, o que já seria uma façanha e tanto, mas a verdade é que aquele jogo era muito mais do que isso.

Desenvolvido pela Rare numa época muito diferente do que temos atualmente, a produção daquele jogo está cercada de histórias fascinantes que merecem ser contadas. Pois é nisso que está apostando a Rollercoaster Films para produzir o GoldenEra, um documentário que pretende servir como registro histórico do desenvolvimento.

Para isso, a companhia australiana espera arrecadar pelo menos US$ 85 mil através de uma campanha no IndieGoGo, o que os permitiria viajar até o Reino Unido para entrevistar pessoas ligadas à criação do jogo, assim como profissionais da mídia especializada. Além disso, se outras metas forem batidas a equipe poderá ir até os Estados Unidos e até mesmo à Suíça, onde pretendem visitar a Represa de Verzasca, local que ficou famoso pela cena em que James Bond faz um salto de bungee jump.

Ao longo do filme mergulharemos em como uma equipe jovem e inexperiente da Rare conseguiu superar tantos desafios para criar aquele que sem dúvida é o jogo de tiro para consoles mais reverenciado e influente de todos os tempos. Também exploraremos as historias pessoais dos desenvolvedores do jogo, os críticos, fãs e celebridades debatendo como ele moldou suas vidas.

Caso tudo saia conforme o planejado, a ideia é lançar o documentário ainda este ano e como o diretor da produção afirma que eles já conseguiram entrevistar várias pessoas envolvidas na criação do GoldenEye 007, imagino que a prazo possa ser alcançado.

O grande problema por enquanto é que a campanha só arrecadou 2% do necessário e como sempre achei que os games precisam de mais iniciativas como essas, torço muito para que eles obtenham sucesso. Agora, se a equipe não dedicar uma parte do documentário aos campeonatos que fazíamos em casa com os amigos, será uma grande decepção.


GoldenEra - The untold story behind the game

Fonte: Kotaku.

relacionados


Comentários