Meio Bit » Arquivo » Games » CRPG Book, o livro que é um grande presente aos fãs do gênero

CRPG Book, o livro que é um grande presente aos fãs do gênero

Brasileiro lança nova versão preliminar do CRPG Book, um belo livro gratuito que pretende contar a história dos gênero e que já conta com cerca de 480 páginas.

7 anos atrás

crpg-book

Vez ou outra eu comento por aqui sobre o quão fascinado fico com a dedicação de alguns fãs de videogames e o exemplo mais recente neste sentido atende pelo nome CRPG Book. Embora esteja em produção já há alguns anos, só esta semana tomei conhecimento do projeto liderado pelo brasileiro Felipe Pepe e por isso gostaria de falar um pouco sobre ele.

Nascido da paixão do autor pelos RPGs para computador, a ideia do livro que está sendo escrito por diversas pessoas era contar um pouco da história do gênero, com a intenção de disponibilizá-lo gratuitamente. Só para termos noção do tamanho que o projeto ganhou, ele passou a receber ajuda até de game designers renomados, como Tim Cain e Chris Avellone.

Mas o que o leitor encontrará no CRPG Book? Até o momento são textos abordando mais de 300 jogos em 480 páginas, quase todas contendo ilustrações e imagens dos títulos, além de muitas informações sobre eles e uma bela diagramação. Além disso, o livro ainda aborda a evolução do gênero e depoimentos de desenvolvedores.

Com os jogos disponibilizados em ordem cronológica, ler o CRPG Book é o mesmo que fazer uma viagem no tempo, passando pelas últimas décadas e nos permitindo relembrar (ou mesmo conhecer) diversos clássicos que marcaram época, assim como jogos que nunca ouvimos falar, mas que possuem suas qualidades.

Talvez o ponto negativo do livro seja o fato de ele não estar disponível em português e ao ser questionado pelo UOL sobre a possibilidade disso um dia acontecer, Pepe deu uma resposta pouco animadora:

"Gostaria muito de fazer e acho que o país carece desse tipo de conteúdo, mas seria um trabalho enorme. O livro tem mais de 400 páginas, muitos termos técnicos difíceis de traduzir e um layout com pouco espaço para mudanças. E ainda há o fato de que mesmo com o livro traduzido, a grande maioria dos jogos mencionados só existe em inglês. O fato de ser um projeto sem fins lucrativos também dificulta um pouco. Não posso simplesmente vender para uma editora ou pagar um tradutor profissional, teria que traduzir o livro sozinho ou com a ajuda de voluntários.

Ainda sem uma data prevista para o lançamento da versão final, o interessante é que os responsáveis pelo livro tem liberado cópias preliminares com uma certa frequência e caso queira dar uma olhada na última delas, você pode fazer isso através deste link (PDF).

Torço muito para que a equipe consiga dar continuidade à produção do CRPG Book e como o autor afirmou que uma versão física não está descartada, gostaria muito de poder ter esse livro na minha estante.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários