Meio Bit » Entretenimento » Os 17 personagens mais poderosos da DC

Os 17 personagens mais poderosos da DC

Os personagens da DC variam enormemente de poder e alguns são quase fora de escala. Venha conhecer os 17 mais poderosos desses seres

4 anos atrás

Quem são os personagens da DC mais poderosos? Originalmente esta seria uma lista simples, mas em verdade o Universo DC é muito mais complexo, vide a necessidade de várias crises para organizar a confusão. Mesmo assim, depois de muito trabalho cheguei a uma seleção de seres, entidades e similares. Fique livre para discordar nos comentários. Sugestões veementemente de "get a life" também são bem-vindas, estou precisando.

Como sempre, algumas regrinhas: não listei entidades cósmicas muito etéreas, daquelas que nunca aparecem, nem versões alternativas, one-shots ou versões do futuro. Eliminei repetições, como Miguel e Lúcifer, e também limei entidades mágicas, magia sempre foi algo muito imprevisível no Universo DC. Eu não tenho vida e, mesmo assim, não tenho paciência para pensar se o Dr Oculto é mais poderoso que a Zatanna.

Supergrupos também foram eliminados, bem como o Sr Mxyzptlk, primeiro por não fazer sentido um ser de poderes quase infinitos e que não serve para nada exceto aporrinhar o Sups. Segundo, eu não tenho paciência de ficar dando copy/paste no nome. Então, vamos à lista:

Supergirl

Kara Zor-El teve várias encarnações. Criada em 1958, Kara é filha de Zor-El, irmão de Jor-El e portanto prima do Superman. Ela nasceu em Argo City, uma cidade que sobreviveu à destruição de Krypton, mas acabou destruída mais tarde, com Kara sendo colocada em um foguete para a Terra, aonde deveria encontrar seu primo.

Ela teve bastante popularidade nos anos 60/70 e foi importante o suficiente para sua morte ser significativa em Crise nas Infinitas Terras, depois da qual Kal-El se tornou o único kryptoniano vivo. Só que, fora o Tio Ben, ninguém morre por muito tempo em quadrinhos. Supergirl voltou em várias formas, incluindo Kara Zor-L, da Terra 2, que depois viraria a Poderosa. Ela também foi uma massa de protoplasma artificial em forma humana chamada Matrix.

Seus poderes são os mesmos do Superman, só não na mesma intensidade, e por ser mais contida, ela não causa tanto estrago, mesmo assim Kara é tão poderosa que chegou a matar o Lobo, mas era a versão emo dos Novos 52 então não conta tanto.

Mulher Maravilha

Criada por William Moulton Marston, o inventor do detector de mentiras, a Mulher-Maravilha teve um começo difícil. Refletindo o estilo de vida não-convencional de seu criador, as histórias tinham um tempero sadomasoquista, com cenários de humilhação, bondage e subjugação dos papéis masculinos que são confundidos até hoje como propaganda feminista, mas era fetiche mesmo.

Apesar desse começo tempestuoso a mitologia da Maravilha era boa demais, todo o conceito das Amazonas, Themyscira, os deuses gregos, tudo caiu no gosto popular. A imagem da personagem da DC também é extremamente poderosa. Hoje Diana é uma das Três Grandes, dividindo com Batman e Superman o triunvirato da editora.

Em termos de poder, varia. Diana perde, mas machuca o Superman em uma briga, dependendo da versão ela é uma semideusa, ou uma deusa completa. Em outras é menos poderosa, mas quando usa sua espada ou o laço, mesmo Kal-El precisa se cuidar. De secretária e costureira ela virou um ícone, tanto no Universo ficcional quanto no nosso, inspirando milhões de meninas décadas afora.

Poderosa

Kara Zor-L teve sua biografia aproveitada para a Supergirl da TV. Ela é uma Kryptoniana da Terra 2, um universo paralelo. Mandada para a Terra por seus pais, ela viajou por vários anos, crescendo e sendo educada por realidade virtual, chegando à Terra já adulta. Depois de várias reformulações, inclusive adotando o nome Karen Starr e se tornando uma rica e brilhante cientista da computação, Kara vem para a Terra Prime, mantendo a identidade de Powergirl.

Ao contrário da Supergirl, a Powergirl não é tão boazinha otimista e fã do espírito humano e, por ser uma mulher já adulta, seus poderes kryptonianos estão no máximo. Isso a torna muito mais próxima do Superman.

A personagem da DC gerou alguma controvérsia entre os não-leitores por algum tempo, por assim como a Estelar dos Novos Titãs, Powergirl ser uma mulher extremamente autoconfiante, ciente da própria sexualidade e sem problemas de incorporar isso em sua aparência. Isso a destacou mesmo em um ambiente onde todo mundo está de sunga ou maiô e seu uniforme com "janela de peito" ('boob window' é tão mais simpático) chegava a incomodar outros personagens.

Óbvio, uma mulher capaz de esmagar montanhas se veste do jeito que quiser e, eventualmente, ela abandonou o decote, cobrindo-o com o escudo da Casa de El, uma troca digna, eu diria.

Shazam

O artista formerly known as Capitão Marvel é um dos mais antigos super-heróis, um personagem inocente criado em uma época inocente, e isso se reflete no samba do crioulo doido que é sua gênese, herdando poderes de um mago ancestral que inventou o conceito de sigla, em um show de sincretismo envolvendo:

  • Salomão - Rei na mitologia hebraica
  • Hércules - Semideus na mitologia romana
  • Atlas - Titã na mitologia grega
  • Zeus - Deus na mitologia grega
  • Aquiles - Humano sortudo na mitologia grega
  • Mercúrio - Deus na mitologia romana

Logicamente, a combinação desses poderes gerou um sujeito fortão em uma malha colante.

Quando a Fawcett comics faliu e os personagens foram revertidos para a DC, Marvel veio no pacote, mas não foi muito usado, inclusive por causa de processos envolvendo uma editora cujo nome não me recordo. Talvez a memória afetiva tenha mantido o Capitão Marvel vivo por todos esses anos e, de sujeito que brigava com uma lagarta megalomaníaca, ele se tornou o mortal mais poderoso da Terra.

Quando pronuncia o nome do mago, Billy Batson se torna o Capitão Marvel, e essa é sua fraqueza. Na maioria das versões, ele é uma criança em um corpo superpoderoso, falta-lhe experiência e maturidade, mas com o passar do tempo ele se torna uma força formidável. Na brilhante e linda Reino do Amanhã, de Mark Waid e Alex Ross, um Shazam já velho tem um último embate com o Superman, em certo momento ele diz a palavra-mágica, dá um passo para trás e deixa toda a força do raio mágico atingir o pobre Kal-El. Doeu.

Superman

Kal-El é o último filho de um planeta morto. Em seus primórdios, ele não podia voar e era pouco mais forte que um Capitão América da vida. Aos poucos foi ganhando mais poderes, alguns questionáveis e, no final, se tornou uma entidade onipotente e invencível ou seja, tedioso. Reformulado, Superman passou pela mão de John Byrne, que no arco Mundos de Krypton estendeu mais a mitologia do que em todas as décadas passadas.

Superman para muitos é um símbolo de poder, mas ele é mais que isso, é um símbolo de esperança, de fazer a coisa certa, de sacrifício. Antigamente, ele defendia o American Way, hoje ele representa os ideais ainda não alcançados, ele é o poder máximo, com a responsabilidade e maturidade que se espera dos grandes homens.

Ao contrário do Hulk, que fica mais forte quanto mais com raiva fica, o poder do Superman vem de sua força de vontade, seu compromisso em fazer a coisa certa.

Mesmo nerfado, Superman ainda é extremamente poderoso e, se isso não aparece na maioria das histórias, é por causa do que é dito nesta cena:

''Eu sinto como se eu vivesse num mundo feito de papelão e tomo cuidado constante para não quebrar nada nem machucar ninguém. Eu nunca me permito perder o controle nem por um minuto, pois alguém pode morrer. Mas você aguenta, não é Darkseid?

O que temos aqui é uma rara oportunidade de eu finalmente me soltar e mostrar a você a verdadeira extensão da minha força!"

Lobo

Lobo é o Maioral, o Main Man, o maior badass chutador de bundas da galáxia, um caçador de recompensas com extremo fator de cura, sede de sangue e totalmente amoral. Assim como Kal-El, ele é o último sobrevivente de seu planeta, mas porque Lobo chacinou a civilização inteira.

Criado por Roger Slifer e Keith Giffen, Lobo era um vilão descartável, mas caiu no gosto do público e foi reimaginado como um anti-herói, satirizando a hiper-violência e o estilo sombrio dos personagens da DC e da Marvel dos Anos 80. Isso rendeu histórias altamente cômicas, você nunca rirá tanto acompanhando um genocídio. Aliás, é a média, no mínimo um assassinato em massa por história, mas em defesa do Lobo eram todos caras ruins. Ou estavam no caminho. Ou eram os milhares de filhos ilegítimos que se reuniram pra tentar matar o Lobo.

Em termos de poderes Lobo carece de cérebro, mas tem resistência ilimitada a dor, mutilação e álcool. Lobo é basicamente imortal, poder que ganhou depois que morreu, foi para o Céu e tocou o terror, chacinando panteões inteiros enquanto Deus assistia a tudo rindo. Lobo foi banido do céu e do inferno e os responsáveis o ressuscitam sempre que necessário.

Doomsday

Doomsday, ou Apocalipse na versão brasileira, é talvez a única criatura do Universo de quem o Superman tem medo fora a Lois quando chama ele pelo nome completo. Baseado em uma criatura kryptoniana pré-histórica, Doomsday é fruto de um experimento que pretendia criar o ser mais perfeito e adaptável a qualquer ambiente.

250 mil anos antes do planeta explodir, um cientista alienígena chamado Bertron criou um clone com DNA de uma espécie local de Krypton e soltou o bebê no meio do mato. Ele prontamente foi morto por predadores. Recolhendo os restos, Bertron clonou uma versão aperfeiçoada, que durou mais alguns minutos que o anterior.

Ele repetiu o ciclo milhares de vezes, a cada vez o bebê era mais adaptado ao ambiente, e levava consigo a carga epigenética, carregando a memória das mortes anteriores. Com o tempo, a criatura foi se tornando mais e mais poderosa, sobrevivendo por mais tempo e sendo um ser de puro ódio. Doomsday se adaptou para usar energia solar e não precisar de água ou comida. Se regenerava com facilidade e acabou matando o cientista.

Por 250 mil anos ele vagou pela galáxia, chacinando planetas, sendo morto, regenerando de seus restos mortais e voltando mais poderoso e imune ao que o matou da outra vez. Superman enfrentou Doomsday e o venceu, mas isso custou sua vida, no famoso arco A Morte de Superman.

Mogo

Mogo é um planeta. Mogo também é um Lanterna Verde. O poder de um Lanterna Verde vem de sua força de vontade. Mogo tem a força de vontade de um planeta inteiro. Cada árvore, pássaro, cada peixe, cada bactéria. Toda essa vida combinada forma uma espécie de consciência.

Mogo raramente aparece, ele altera demais a balança de poder, e poucos autores sabem lidar com ele de forma eficiente.

Darkseid

Darkseid está entre os mais poderosos da DC, por ter sido criado por alguém igualmente poderoso: Jack Kirby. Ele é o vilão principal no arco 4th World, onde Kirby criou toda a mitologia dos Novos Deuses, Apokolips, Metron, Nova Gênesis, Sr Milagre, Vovó Bondade e Big Bertha, digo, Barda.

Seu objetivo na vida é conseguir decifrar a Equação Antivida:

Com ela, Darkseid poderá acabar com o livre-arbítrio de todas as criaturas, remoldando o Universo à sua imagem, mas mesmo sem ela Darkseid é extremamente poderoso. Capaz de enfrentar fisicamente a Liga da Justiça inteira, ele ainda dispara os Raios Ômega de seus olhos, desintegrando tudo que tocam menos o ocasional Superman.

Imperiex

Ele é pura energia. Imperiex é a representação física da Entropia. Ele cria o Universo, o acompanha até achar imperfeições e, depois do Big Bang, o recria para tentar atingir a perfeição. Imperiex chamou Doomsday de Bactéria e o reduziu a um esqueleto com um gesto, mas Doomsday depois melhorou.

Depois de destruir várias galáxias, Imperiex volta os olhos para a Terra, o que força uma aliança profana entre Lex Luthor e os heróis. Ele é uma força cósmica de destruição.

Antimonitor

O Antimonitor é uma criatura de um Universo de antimatéria que descobriu a existência do Multiverso e, por ser um ser de puro ódio, passou a destruir planetas, sistemas solares, galáxias e Universos inteiros absorvendo sua existência. Durante os eventos da Crise nas Infinitas Terras, ele foi o responsável pelo plano de extinguir o Multiverso, eliminando da existência Universos inteiros.

O poder físico do Antimonitor é quase inimaginável, ele matou a Supergirl sem esforço e quase não sente os golpes do Superman. Imortal, caso seja morto, o Antimonitor regenera em seu Universo original. E mesmo assim é quase impossível matá-lo temporariamente, ele já resistiu a uma supernova à queima-roupa.

Parallax

Originalmente, Parallax era o Hal Jordan que havia pirado, mas os editores se tocaram que pegaria mal o cara dizimar milhões de vidas, dizer "Foi mal, tava doidão" e ficar por isso mesmo, então apelaram para velha desculpa de Star Trek: "Estava possuído por uma entidade maligna alienígena".

Parallax é uma criatura de puro medo, com imensas capacidades de controle mental. Tudo que sente medo é sujeito ao controle de Parallax, que havia sido aprisionado eras atrás na Grande Bateria em Oa, fonte do poder dos Lanternas Verdes. Chamado de "impureza amarela" era a justificativa para os anéis não funcionarem contra nada com essa cor.

Dr Manhattan

Watchmen foi uma história passada em um Universo próprio, mas depois da minisérie Doomsday Clock que unificou e consertou vários problemas causados pelos Novos 52, o Dr Manhattan faz parte da cronologia oficial.

Ele, literalmente, recriou o Multiverso DC, seus poderes são quase infinitos, com sua percepção de tempo não-linear e capacidade de manipulação atômica. Sem muito esforço, ele enfrentou toda a Liga da Justiça e apagou heróis da Existência só para experimentar e ver o que aconteceria. Dr Manhattan vê o Universo DC quase como... Uma obra de ficção.

Os Perpétuos

Os Perpétuos não são deuses. Deuses morrem quando a última criatura a acreditar neles deixa de existir. Perpétuos são personificações de conceitos: Sonho, Delírio, Desejo, Morte, Desespero, Destino e Destruição. Criados por Neil Gaiman na obra-prima Sandman, os Perpétuos são arquétipos. Destino tem em seu livro tudo que aconteceu ou acontecerá na História do Universo. Destruição é o começo e o fim de tudo, Sonhos trazem esperança, e ninguém no Inferno vive sem esperança. A Morte? Bem, a Morte estará no fim de tudo. Quando o Universo acabar, ela colocará as cadeiras em cima das mesas e fechará o salão.

É difícil classificar o poder dos Perpétuos, pois eles são mais conceitos do que entidades.

Espectro

Quando foi criado, em 1940, Jim Corrigan era um policial que morreu, mas uma Voz no pós-vida o incumbiu de voltar para a Terra e "destruir todo o mal". Ele seguiu o caminho-padrão, vestiu uma roupa colante e foi bater em bandido. Reformulado nos anos 80, o Espectro é mais que o alter-ego de Corrigan, ele é uma entidade independente que precisa de um hospedeiro para se manifestar fisicamente.

O Espectro originalmente era um anjo chamado Aztar, que se uniu à rebelião de Lúcifer mas se arrependeu. Como punição, ele passou a representar a Ira Divina. Entre outras coisas, o Espectro tem em seu currículo o assassinato dos primogênitos no Egito.

Seus poderes são basicamente os mesmos de um Deus irritado. Ele é onipresente, controla matéria e energia, materializa objetos criaturas. Ele não mata inocentes (não mais) e poucas criaturas no Universo podem machucá-lo.

Lúcifer Estrela da Manhã

Lúcifer era o mais formoso dos anjos o primeiro entre os caídos. O mais fiel servo de Deus, até a rebelião, que ele mais tarde descobriu ser parte do plano divino inefável, o que só aumentou sua revolta. Por 12 bilhões de anos, Lúcifer reinou no Inferno, até que se cansou, entregou a chave do local para Morpheus, se amasiou com a Maze e foi ser dono de put... Digo, Night Club.

Ele tem poder de criar Universos, mesmo quando o Inferno era um triunvirato, Lúcifer estava apenas se divertindo, podendo dizimar todos os outros reis-demônios com um pensamento. Lúcifer é, sem questionamentos, a segunda criatura mais poderosa do Universo.

A Presença

A Presença é o equivalente no Universo DC ao One Above All, no Universo Marvel. É Deus, entidade máxima, onipotente, onisciente, onipresente, com poderes e sabedoria infinitos, o alfa e o ômega. Ele existe em todos os lugares, Ele é cada folha de grama, cada átomo ou fóton nos infinitos multiversos, nada é superior e ninguém é mais poderoso do que A Presença.

Exceto...

Batman, com tempo para se preparar

Batman já venceu o Superman mais de uma vez. Batman enfrentou o Darkseid. Batman não pode ser controlado por Parallax, pois Batman desconhece o medo. Batman derrotou a Liga da Justiça um a um. Tudo que Batman precisa é estudar o inimigo e formular um plano. Isso pode levar muito tempo e custar uma fortuna. Felizmente, ele tem as duas coisas.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários