Meio Bit » Arquivo » Engenharia » VHD — o Formato Que o Tempo Esqueceu

VHD — o Formato Que o Tempo Esqueceu

Você conhece o VHD? É, eu também não conhecia. É mais um daqueles formatos que ficaram jogados pela estrada. Era um tipo de disco para exibição de filmes que em vez de lasers usava… uma agulha. No vídeo deste post um sujeito demonstra em detalhe essa relíquia dos anos 80.

7 anos atrás

vhd

Pode ser o Tio Al fazendo uma visita, mas há coisas dos anos 80 que não me recordo MESMO. O VHD é uma dessas coisas. Essencialmente é uma das muitas baixas da Guerra dos Formatos. VHS vs Betamax não foi a única briga pela supremacia do mercado. Todos os produtos de consumo entraram na disputa.

Quando o mercado começou a buscar alternativas ao VHS, uma penca de formatos apareceu. O mais bem-sucedido foi o Laserdisc, o que diz muito sobre como essas alternativas eram horríveis. Uma das mais interessantes era o VHD, Video High Density da JVC, concorrente do CED da RCA e se você está suspeitando que isso só fez sucesso no Japão, acertou.

O mais curioso é que o VHD não usava laser mas… uma agulha.

vhdaberto

O disco não era em espiral. Os dados eram gravados em círculos concêntricos. Uma agulha lia as diferenças de capacitância e as transformava em dados de imagem. Cada círculo comportava exatos dois frames. O disco conseguia guardar 1 h em cada lado e claro não era regravável.

Outra curiosidade: você nunca via o disco. Para proteger de poeira e dedos ele vinha em um cartucho. Encaixava na máquina, o disco era puxado, você removia o cartucho vazio e assistia. Na hora de guardar tudo, processo inverso.

O VHD foi apresentado em 1978 mas só começou a ser vendido em 1983, auge da popularidade do VHS, que não só não foi afetado pelos formatos alternativos, como comeu o pouco mercado que eles tinham. Chegaram a lançar filmes em VHD até 1990.

Neste vídeo do excelente Techmoan ele recupera um VHD e demonstra em detalhes a tecnologia. Uma fascinante viagem no tempo, mostrando como os engenheiros do passado eram criativos para contornar as limitações tecnológicas da época:


Techmoan — Movies on Vinyl - VHD The forgotten 1980s Videodisc

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários