68 anos de carros de polícia

302025

Na verdade o número é bem maior que 68. A Ford vem fazendo carros de polícia desde o Modelo T, mas começaram mesmo a customizar os modelos em 1950. Você sabe, só uma polícia muito burra escolheria para seus carros o modelo mais barato e fraco do mercado. Nos EUA a polícia usa às vezes muscle cars legítimos, como Mustangs.

Para 2018 a Ford está apresentando o Police Responder, que tem uma característica inédita em carros de polícia: é um híbrido.

ford-hybrid-police-ca_gree

Felizmente carros como a McLaren P1 e o Porsche 918 já tiraram dos híbridos a imagem de carro de ecochatos, criada pelo anêmico Prius. O Responder consegue andar a 100 km/h em modo híbrido, com o motor a combustão gerando energia para a bateria e os motores elétricos. Em baixa velocidade ele é 100% silencioso, rodando só no elétrico.

Se o motorista pisar no acelerador fundo por mais de 5 segundos o carro entra automaticamente em modo Perseguição. O motor passa a fornecer energia 100% pra tração, e a bateria adiciona potência com os motores elétricos. Não se sabe se ele terá todos aqueles parangolés aerodinâmicos da Supermáquina em Pursuit Mode (spoiler: não).

O grande trunfo é economia. Ele fará 16 km/L na cidade. Parece pouco mas não é um Fusca (quem usaria um Fusca como carro de polícia?). Na verdade é metade do consumo do Crown Victoria que as polícias estão usando hoje em dia. Mesmo com gasolina barata ele economizará US$ 3.877 por ano só em combustível.

Como se chegou ao Police Responder 2018? Foi uma longa estrada:


Ford Police Responder Hybrid: The Evolution of Police Vehicles | Hybrid and Electric Vehicles | Ford Motor Company

Fonte: The Drive.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples