Emprego do Pequeno Ping em risco — China usando robôs nos Correios

article-1319517-0b912e00000005dc-315_634x353

Eu sei eu sei você está de saco cheio de sites que chamam qualquer coisa com pilhas de robô. A gente faz isso também, eu admito que por preguiça, mas desta vez temos uma história de robôs que não são carrinhos de controle remoto gourmetizados. Não é projeto de universidade nem promessa pra dois anos depois que chegar o Ano do Linux no Desktop. É real e está em uso na China.

O objetivo como sempre é cortar custos e, mesmo na China, com o Pequeno Ping ganhando meio centavo de dólar por hora, e com direito a 13º se abrir mão dos outros 12, com robôs a STO Express, um gigante do ramo de entregas expressas conseguiu economizar 50% dos gastos com pessoal.

Eles cuidam de todos aqueles pacotinhos com quinquilharias que a gente desaprendeu a viver sem. Os robôs não são exatamente Exterminadores, são apenas funcionais, este bicho aqui:

3f2758f900000578-0-image-a-9_1491905988455

Ele carrega 5 kg a 10 km/h, O funcionamento é extremamente simples: um funcionário recolhe as encomendas, coloca no robô com o código de barras pra cima. Um sensor lê a etiqueta, determina para qual rota deve ser enviado. O robô então corre para uma grade de escaninhos e despeja o pacote no buraco correto.

Se a bateria estiver fraca o robô sozinho cuida de achar uma tomada e se recarregar.

É, crianças, agora até os empregos com menos exigências já estão ameaçados. Bem-vindos ao futuro.

Aqui os bichos em ação:


People’s Daily, China — Robots sorting system helps Chinese company finish at least 200,000 packages a day in the warehouse

Fonte: Neatorama.

Relacionados: , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples