Rumor: o WhatsApp estuda introduzir sistema de pagamentos digitais na Índia

O Facebook estaria considerando expandir as funções do WhatsApp, desta vez mirando no sistema de pagamentos digitais peer-to-peer como alguns mensageiros instantâneos já fazem (incluindo o próprio Messenger). A Índia seria o primeiro local de testes, com uma possível expansão posterior para outros países emergentes.

A ideia de começar os testes pela Índia faz sentido: o país vive um boom de apps de transação digital após uma crise de desmonetização: o dinheiro impresso simplesmente desapareceu, com o governo invalidando 86% das cédulas do dia para a noite para conter a alta evasão fiscal e corrupção. A opção para muitas situações foi confiar nos aplicativos de transferência de valores P2P para negociações simples, e muita gente está aproveitando a onda. O Facebook Messenger atualmente conta com função de transferência de valores mas apenas nos Estados Unidos, e de qualquer forma o WhatsApp tem muito mais potencial em países em desenvolvimento.

A Índia é o maior mercado do aplicativo, com 200 milhões de usuários ativos e lá outros aplicativos de mensagens instantâneas já permitem compartilhar dinheiro, como o WeChat. Vale lembrar também que o Snapchat também possui uma solução similar, igualmente operante apenas no território norte-americano e não é tão improvável que uma vez implantado em países emergentes, tal função se expanda para outras localidades.

Segundo fontes o WhatsApp vai implantar o recurso dentro dos próximos seis meses, e busca um parceiro que entenda a Interface Unificada de Pagamentos (UPI) do país, bem como o app estatal BHIM que se encarrega de realizar as transferências entre dispositivos móveis. Tudo isso para contornar o uso de cartões de crédito, que não são populares por lá. É importante obviamente entender a realidade de cada mercado e adaptar suas soluções de acordo, algo que a Apple foi obrigada a fazer no Japão mas se recusou na China.

Claro que devemos encarar tais informações como rumores, mas na possibilidade da iniciativa ser real e caso ela vingue na Índia, é bem provável que outros países em desenvolvimento também recebam a novidade, Brasil incluso.

Fonte: TechCrunch.

Relacionados: , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples