Meio Bit » Arquivo » Mobile » Apple passa a rejeitar apps que façam menções a preços nos nomes ou ícones

Apple passa a rejeitar apps que façam menções a preços nos nomes ou ícones

Para evitar confusões, Apple deixará de aceitar submissões de apps que façam menções a preços (como “free” ou “lite”) em seus nomes.

7 anos atrás

Não são raras as vezes em que consumidores são enganados por aplicativos que dizem ser gratuitas, livres de encargos mas que colocam toda a experiência atrás de microtransações e coisas do tipo, o que vira e mexe gera situações constrangedoras. A justiça italiana chegou a bater na cabeça da Apple, Google, Amazon e a desenvolvedora Gameloft para que elas readequassem os anúncios de tais aplicativos, de modo a não induzir o consumidor a erro.

No fim das contas a Apple se emendou e mudou como os apps de iOS e macOS são exibidos em suas lojas. O botão "Free" deu adeus e foi substituído por um "Get", com a adição de um aviso claro quando o mesmo se trata de uma experiência freemium e oferece microtransações, assim as chances de confusão seriam reduzidas. Só que os desenvolvedores não seguiram a lógica da maçã e continuaram oferecendo aplicativos com referências a preços nos nomes dos mesmos, com palavras como “free” e “lite” ou mesmo ícones diferenciados que indicam uma suposta gratuidade, ainda que possa ser o caso.

Não mais. A partir de agora a Apple irá barrar toda e qualquer submissão de apps para a App Store ou para a Mac App Store que incluam tais palavras nos nomes ou nos ícones, e screenshots e vídeos de previews também não devem fazer nenhum tipo de alusão a valores, de acordo com informações de devs que já foram notificados. Os que já estão hospedados também deverão se readequar, removendo quaisquer referências indesejadas e caso não se emendem, podem acabar barrados.

Vale lembrar que o Google também não permite menções a preços nos nomes e metadados dos apps, algo que a Microsoft não dá tanta importância assim. Dessa forma, desenvolvedores de apps para iOS e macOS deverão fazer referências a valores na descrição quando houver a necessidade, mas não deverá induzir de maneira nenhuma o pensamento de que o app seja gratuito, mesmo quando é.

Um porta-voz da Apple confirmou a modificação das regras da companhia, mas se recusou a tecer maiores comentários.

Fonte: VentureBeat.

relacionados


Comentários