Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Dell UltraSharp UP3218K — primeiro monitor 8K para consumidores

Dell UltraSharp UP3218K — primeiro monitor 8K para consumidores

E a Dell coloca no mercado o seu primeiro monitor com 8K de resolução. Brinquedo interessante, mas com preço bem salgado.

7 anos atrás

dell-up3218k-monitor

Quando você atinge um nível mais evoluído na fotografia, uma das preocupações que vai aparecer é quanto ao gerenciamento de cores. Infelizmente sua foto vai ser vista em diferentes monitores, com qualidades diferentes e com calibragens diferentes (a maioria apenas com o padrão de fábrica com tonalidade mais fria). Impossível garantir que uma imagem postada no Facebook ou qualquer outro site tenha suas cores bem representadas em todos os dispositivos. Por isso percebemos que a única maneira (ainda) de ter sua foto com cores próximas do real é através da impressão.

Sim, mas para isso precisamos ter boas ferramentas que nos permitam uma boa edição de cores. E uma delas é o monitor. A Dell produz alguns bons monitores que podem ser empregados tranquilamente na edição de fotos (uns mais caros e outros mais baratos), mas agora eles estão entrando em uma nova fase. O Dell UltraSharp UP3218K estará disponível para venda em abril e será o primeiro monitor com resolução 8K lançado pela empresa. A Dell garante que esse é o primeiro monitor 8K lançado para consumidores comuns.

A resolução da tela é de 7680×4320 pixels (ou 33,2 megapixels) e densidade de 279 ppi. São 31,5 polegadas com cobertura de 100% dos perfis de cor sRGB e Adobe RGB. Pensando na edição de fotos e vídeos (o público alvo do novo lançamento), temos a possibilidade de editar uma foto em 100% e ter toda a imagem na tela (com câmeras com resolução menor de 33 megapixels). Sabemos que a resolução não é um fator primordial para a qualidade de um monitor representar bem cores e contraste, mas é um atrativo interessante.

Porém, nem tudo são flores. Para brincar com esse brinquedo você vai precisar de uma placa gráfica que realmente aguente o tranco e que tenha disponível duas DisplayPort 1.3 já que a resolução 8K, atualmente, não é possível com apenas uma porta. Outro fator limitante é o preço do monitor. Segundo a Dell cada unidade vai custar a bagatela de US$ 5.000,00. Você pode ver todas as especificações técnicas na página oficial do produto. Tem muita coisa bacana.

Acho que por enquanto vou continuar com meu pequeno monitor full HD de 21 polegadas.

relacionados


Comentários