Home » Robótica e IA » YouTube usando IA para legendar efeitos sonoros

YouTube usando IA para legendar efeitos sonoros

Boas novas pra quem curte uma acessibilidade caprichada: o Google está experimentando um sistema de inteligência artificial para adicionar automaticamente descrição de sons nas legendas CC dos vídeos do YouTube.

3 anos atrás

batman-onomatopoeia-pow

Quando eu era pequeno achava que surdos deveriam adorar cinema, era só ver um filme legendado e pronto. Com o tempo percebi que há muito mais em um filme do que diálogo, muitas vezes o som é parte essencial da história, e muito se perde sem ele. Por isso as legendas Closed Caption (eu sei) trazem muito mais do que transcrição do diálogo.

A parte chata é que elas são feitas na mão, até agora sistemas de reconhecimento de voz não conseguiam identificar ruídos, determinar se são importantes e traduzi-los para texto descritivo.

Até agora.

funny_closed_captions3

Ok, o sistema não tem 100% de acerto.

O YouTube está liberando legendas auto-geradas, com um plus a mais: o sistema de inteligência artificial do Google foi treinado para identificar e marcar sons não-verbais, e as legendas são enriquecidas com indicações como [RISOS], [MÚSICA] ou [APLAUSOS], entre outros.

O experimento ainda está em uma fase preliminar, mas isso inevitavelmente chegará a sistemas de auto-descrição de vídeos para cegos, cumprindo mais uma vez a função primordial da tecnologia: melhorar nossas vidas.

Fonte: Slash Gear.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários