Meio Bit » Arquivo » Fotografia » PIB 2009: palestras importantes

PIB 2009: palestras importantes

15 anos atrás

Desculpem a pausa nos textos da Photo Image Brazil 2009, problemas de saúde na família me impediram de prosseguir. Por fim, chegamos à parte das palestras gratuitas que tivemos no local. Embora o Fórum que aconteceu na parte da manhã tenha trazido nomes internacionais e nacionais da fotografia para dividir seus conhecimentos, essa parte do evento era paga e estava bem salgada. Mas, não podemos esquecer o time de primeira que foi escalado pelas duas principais editoras no ramo da fotografia no Brasil para ministrar pequenos workshops gratuitos e cheios de pequenas dicas e truques para quem está começando na fotografia ou já é macaco velho na área. A Editora Photos e a iPhoto Editora foram responsáveis pelos momentos mais bacanas e divertidos dessa feira.

A Editora Photos já esta no mercado há um bom tempo e é responsável por um número expressivo de publicações voltadas para fotografia. Desde manuais básicos até livros sobre temas específicos. Claro que o carro chefe da editora é o fotógrafo Clício Barroso que fez algumas palestras durante o evento e lançou oficialmente seu novo livro “Adobe Photoshop Lightroom 2 – guia completo para fotógrafos digitais”. Para quem ainda não conhece esse incrível aplicativo que veio para facilitar a vida dos fotógrafos, esse é o livro para ter do lado do computador. Também existe uma edição em DVD triplo com vídeo aulas do Clício. Conhecendo a didática com que ele trata o assunto, pode até ser uma alternativa mais interessante que o livro, visto que os dois possuem o mesmo preço. Fora o Clício, tivemos palestras sobre fotografia de casamento (Vinícius Matos) e sobre direito de imagem com José Roberto Comodo Filho, entre outras.

Já a iPhoto Editora está entrando no mercado agora e investindo no filão dos DVDs. Vários lançamentos eram encontrados em seu estande e alguns tratam de temas inéditos no Brasil, como o DVD de edição de álbuns de casamento de Reinaldo Martins e Fernanda Marques. Ao lado do estande foi montado um pequeno local para palestras e foi lá que passei a maior parte do meu tempo livre. Primeiramente, é sempre gratificante ver Danilo Russo falando sobre iluminação de estúdio. Grande conhecedor da área e tendo décadas dedicadas à fotografia de book e moda, o italiano é bem humorado e faz da aprendizagem uma atividade divertida. Segundo ele, está prestes a lançar um livro contendo todos os macetes que ensina em seus workshops. Depois, tive o privilégio de mais uma aula de dicas sobre Photoshop com Altair Hoope. Por mais que você pense que conhece os recursos desse poderoso software, sempre tem umas coisinhas a mais que podemos aprender. E por último, Reinaldo Martins e Fernanda Marques nos mostraram um pouco do que podemos encontrar em seu DVD de edição de álbuns de casamento. Todo o processo é feito com o Photoshop e, em minha opinião, também conta o bom gosto e estética de quem está montando o álbum e não apenas conhecimento técnico. Cabe lembrar que o pessoal da iPhoto foi muito prestativo e todos os palestrantes passaram muito tempo por lá para conversar com os visitantes da feira.

Outra palestra que assisti, mas que não teve a ver com as duas editoras citadas, foi de Everton Rosa para a divulgação da StaffPhoto. Para quem não conhece esse rapaz, ele é um dos mais requisitados fotógrafos de casamento da alta sociedade. Ele ficou muito conhecido por ter fotografado o casamento de Ana Maria Braga e outros artistas famosos. O Staffphoto nada mais é do que uma associação de fotógrafos. Através do site é possível encontrar os melhores fotógrafos de eventos sociais no Brasil. Claro que para estar nessa lista você precisa ser um associado. Mas, existem vantagens ao se tornar parte da equipe. Além de ter o seu nome no site, existem conteúdos interessantes disponíveis para consulta e descontos em diversos fornecedores. Pode ser que eles acabem mesmo se tornando uma referência, afinal de contas existem nomes fortes encabeçando a iniciativa. Para se tornar um associado é só entrar no site oficial do grupo, preencher a ficha de adesão e pagar a mensalidade de  R$ 170,00 por mês.

Visitar o evento e participar das palestras gratuitas se mostrou muito gratificante. Muito conhecimento por um baixo preço.

foto image brazil 097

foto image brazil 089

foto image brazil 101

relacionados


Comentários