Meio Bit » Arquivo » Ciência » Ray Kurzweil diz que computadores serão tão inteligentes quanto humanos em 12 anos (não serão)

Ray Kurzweil diz que computadores serão tão inteligentes quanto humanos em 12 anos (não serão)

Ray Kurzweil, o Futurista Oficial do Google fez uma profecia pra lá de ousada: determinou que em 12 anos a inteligência artificial atingirá o mesmo patamar da inteligência humana. Caso ele esteja se referindo a comentaristas de portais, é bem provável, mas humanos normais, aí a história é outra. Infelizmente, pois amamos robôs, a inteligência artificial hard ainda é um sonho muito, muito distante.

7 anos atrás

0vftjn4

Ray Kurzweil não é um maluco qualquer. Ele tem um currículo respeitável, é um grande inventor e engenheiro, pioneiro no campo do OCR, sintetizadores musicais, sintetizadores de voz e muitas outras áreas. Só que ele também é um evangelizador do Transhumanismo, uma corrente filosófica que prega um futuro onde os humanos estarão integrados a máquinas, que serão o próximo passo da Evolução.

Não é incomum gente muito inteligente surtar. Linus Pauling, um dos papas da química moderna, ganhador de dois prêmios Nobel no fim da vida cismou que vitamina C era a cura de todos os males, e passou anos tentando provar seus poderes mágicos.

Kurzweil por sua vez é obcecado com robôs, ciborgues e Inteligência Artificial, ele alerta para a iminente Singularidade, o momento em que a real inteligência artificial for criada e a evolução tecnológica/social da Humanidade ocorrerá em velocidades atordoantes.

Agora Kurzweil definiu que esse momento está chegando: em uma entrevista durante o SXSW, ele previu que Por volta de 2029 computadores terão níveis de inteligência humanos.

age-ultron

O paradoxal das previsões de Kurzweil é que elas são precisas, muito provavelmente inteligência artificial de nível humano mudaria tudo, e seria algo que existiria só por um momento, muito rapidamente essas IAs iriam evoluir, se combinar e criar uma mente muito além da nossa compreensão. Há quem diga que nós nos tornaríamos bichinhos de estimação, com todas as nossas necessidades atendidas por uma Mente que não precisa mais de nós, mas que por gratidão tomará conta de seus Criadores.

Olhando em volta dá pra imaginar que ele está certo. Computadores já são melhores que nós no xadrez, IAs são treinadas para dirigir, pilotar drones, identificar tumores melhor do que qualquer patologista. O que falta?

E é aqui que entra o problema, é aqui que Kurzweil está errado, e suas profecias, por mais corretas que sejam, nunca vão acontecer, ou pelo menos não em um futuro previsível. Todos esses problemas brilhantemente resolvidos pela IA são a chamada IA Fraca, onde algoritmos genéticos otimizam a solução de um problema específico. Processar uma imagem e decidir se é uma velhinha atravessando a rua ou a sombra de uma árvore é simples. Consciência não. Inteligência Genérica não é algo facilmente computável. Muitos teóricos (ref: Roger Penrose) acham até que Consciência NÃO é computável.

Inteligência Artificial em 12 anos é uma piada. No máximo conseguiremos emular um comentarista de portal. Hoje em dia nossos robôs e computadores não conseguem simular o nível de inteligência de uma barata. Mesmo o projeto que está tentando criar uma versão digital de um verme usa um monte de simplificações, e são só 400 neurônios. Imagine um humano normal, com 86 bilhões.

Nós simplesmente não sabemos como a Consciência funciona em um cérebro, talvez seja algo que surja naturalmente da complexidade, talvez exija estruturas específicas. HOJE não temos como examinar um cérebro, neurônio a neurônio e determinar quem faz o quê.

ww

E a complicação não pára aí. Sabia que você tem um segundo cérebro? É o Sistema Nervoso Entérico. Uma das camadas do seu intestino é composta de… neurônios. Formam uma malha que funciona como uma espécie de co-processador. São 500 milhões de neurônios, cuidando de várias funções e aliviando o trabalho do Cérebro Número 1. Fazem parte do processo de consciência? A maioria dos cientistas acha que não, mas quem sabe?

Eu entendo Kurzweil, também adoro tecnologia, cresci fascinado com os livros de Asimov e os robôs da TV, mas é preciso muito mais do que algumas engrenagens para criar Inteligência. A menos que alguma descoberta revolucionária seja feita, a única certeza é que em 12 anos Ray Kurzweil estará fazendo outra profecia adiando a Singularidade em mais 12 anos.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários