Meio Bit » Games » Cena de estupro fez o Outlast 2 ser banido na Austrália

Cena de estupro fez o Outlast 2 ser banido na Austrália

Após negar-se a colocar uma indicação etária no Outlast 2, entidade australiana explicou porque tomou essa decisão e descrição de cena do jogo indica que ele ele deverá causar muita polêmica.

7 anos atrás

outlast-2

Prontos para a polêmica? Pois a mais nova a estourar no mundo dos games envolve o jogo Outlast 2, o órgão de classificação etária australiano e a fúria que ele está causando nos jogadores do país. O problema é que a entidade se recusou a colocar uma faixa etária recomendada na criação da Red Barrels e por isso ele não poderá ser vendido por lá.

Basicamente, o que levou o pessoal do órgão a tomar essa decisão foi um cena de estupro incluída no jogo de terror e sobrevivência, mesmo que ela não seja mostarda de forma explicita e pelo o que sabemos da história, não pareça estar ali por acaso. Caso não saiba, dessa vez o jogo contará a história de um casal que vai a uma fazenda no Arizona para investigar a suposta morte de uma mulher grávida em um ritual e ao chegar lá a dupla descobre que terá que lutar por suas vidas.

Então, ao serem questionado sobre o motivo para se recusarem a classificar o jogo, um representante do governo australiano fez a seguinte descrição (que além de poder ser ofensiva para alguns, ainda contém spoilers sobre o enredo. Então, cuidado!):

Em uma cena não interativa no jogo… uma criatura feminina prepara Blake para um ritual. Ela diz, ‘Quero ver a sua verdadeira face. Sua semente queimará esse mundo’. Pouco depois ele tem uma poeira psicoativa soprada no seu rosto, gritando ‘Não! Não!’ antes de tropeçar em uma clareira na floresta.

 

Sua visão fica embaçada e ele presencia o que parece uma orgia ritualística. Sua esposa, Lynn, chama por ajuda, dizendo, ‘Isso machuca! Oh Deus’, enquanto está presa por correntes e erguida em frente a clareira. Criaturas humanoides com peles acinzentadas, cobertas por sangue e cicatrizes, implicitamente fazem sexo umas com as outras, ou cantam, ou gesticulam.

O relato continua descrevendo a grotesca cena, onde o próprio protagonista é obrigado a fazer sexo com uma das criaturas e embora o representante diga que os atos em si não cheguem a ser mostrado claramente, todo o cenário e o comportamento agressivo das criaturas não deixa dúvidas sobre se tratar de um caso de violência sexual.

Por ainda contar grande quantidade de violência, crueldade, uso de drogas e outros assuntos que “ofendem os padrões de moral e decência geralmente aceitos por adultos razoáveis”, o órgão acabou decidindo por não autorizar sua distribuição na Austrália e a menos que o estúdio remova essas cenas (o que acho improvável), a proibição deverá permanecer.

O caso volta a levantar a discussão sobre se é correto ou não uma entidade como esta nos privar do direito de jogar algo e mesmo que essa censura atinja apenas os australianos, pelo menos ela serve para alertar os jogadores que não sabem muito bem o que esperar do Outlast 2. Se tais temas te incomodam, é bom passar longe do título, pois parece que os criadores não pegaram leve no intuito de chocar.

Fonte: Videogamer.

relacionados


Comentários