Meio Bit » Arquivo » Games » Dragon Quest Heroes II está sofrendo no Nintendo Switch

Dragon Quest Heroes II está sofrendo no Nintendo Switch

Site faz compara versões do Dragon Quest Heroes II para Vita, PlayStation 4 e Switch, e descobre que console da Nintendo tem o pior desempenho entre os três.

7 anos atrás

dragon-quest-heroes-2

Quando a Nintendo divulgou a lista de títulos que seriam lançados para o Switch, um que chamou a atenção de muita gente foi o Dragon Quest Heroes I·II. Disponibilizado no Japão no mesmo dia em que o console, o jogo impressionava por sua versão digital ocupar 32 GB, o que exigiria a utilização de um cartão de memória para que fosse armazenado. Porém, o que todos gostariam mesmo de saber era como ele estava se saindo no aparelho. Agora sabemos que, de forma resumida, nada bem.

Como o segundo capítulo também recebeu versões para o PlayStation 3, PlayStation 4 e PS Vita, o pessoal do Digital Foundry resolveu comparar a demo lançada para esses dois últimos com a que apareceu no console da Nintendo e o resultado pode ser visto no vídeo que está no final desse post.

O que eles descobriram é que, enquanto no PS4 o Dragon Quest Heroes II roda em 1080p, o mesmo acontece no Switch quando jogamos na TV, mas a resolução cai para 720p no modo portátil. Já no Vita a imagem será apresentada na resolução nativa do portátil, ou seja, 960 × 544 pixels.

O grande problema no entanto estaria na taxa de atualização de frames, já que se no console da Sony temos 60 fps, com ocasionais quedas para algo em torno de 50, no Switch o alvo seriam os 30 fps, mas durante as batalhas podemos ver o número cair para até 20 fps. A situação torna-se ainda pior ao constatarmos que a taxa é inferior até ao que foi registrado no PlayStation Vita.

É bem verdade que o novo videogame da Nintendo consegue um desempenho melhor que o portátil no geral, principalmente quando estamos andando pelo mundo, mas por se tratar de um título onde o foco são os combates contra grandes números de inimigos, a experiência pode ser bastante comprometida por tanta variação no número de frames por segundo.

Outro detalhe que também pode incomodar os mais exigentes é em relação as texturas, que no caso do Switch são bem menos definidas que no PlayStation 4, mas acho que isso já era esperado e particularmente considero que o resultado nesse aspecto não deixou a desejar, ao menos saindo-se muito melhor do que o que temos no portátil da Sony.

Embora a comparação sirva para temos uma ideia de como o Switch está em relação aos outros videogames, ainda é cedo para termos um veredicto, mesmo porque é natural as empresas terem dificuldades de otimização no início de um console e a Koei Tecmo pode simplesmente não ter conseguido fazer um bom trabalho com o Dragon Quest Heroes II. Em todo caso, se você quiser ter a melhor experiência possível com esse jogo, o ideal seria encará-lo em um PlayStation 4 ou mesmo no PC, quando ele enfim for adaptado.


DigitalFoundry — Switch vs PS4! Dragon Quest Heroes 2 Graphics Comparison + Frame-Rate Test

relacionados


Comentários