Governo boliviano está indignado com o Ghost Recon Wildlands

ghost-recon-wildlands

Alguma vez você se perguntou porque as cidades do Grand Theft Auto, apesar de claramente inspiradas em Nova York, Los Angeles e Miami, sempre usarem nomes fictícios? Pois ao causar uma uma saia justa entre os governos da Bolívia e da França, o lançamento do Tom Clancy’s Ghost Recon Wildlands essa semana explica muito bem essa decisão por parte da Rockstar.

O motivo para isso é que no jogo fazemos parte de um grupo de elite que deve ir ao país sul-americano para caçar um poderoso traficante. O enredo ainda diz que os políticos da região estão nas mãos do sujeito e que o cartel conhecido como Santa Blanca transformou o lugar num narco-estado.

Revoltados com a maneira como sua nação foi retratada, o ministro do interior, Carlos Romero, enviou uma reclamação formal à embaixada da França (país sede da desenvolvedora) localizada em La Paz e disse à Reuters que o governo local não descarta a possibilidade de entrar com uma ação legal por ter visto a Bolívia ser representada como uma “área controlada por traficantes.

Diante da polêmica, a Ubisoft reforçou a ideia de que o jogo se trata de uma obra de ficção e deu uma justifica no mínimo curiosa para o plano de fundo. Segundo eles, o país foi escolhido por suas “magníficas paisagens e rica cultura”, afirmando ainda que “embora a premissa do jogo imagine uma realidade diferente da existente hoje na Bolívia, esperamos que o mundo do jogo se aproxime da linda topografia do país.

Sendo assim, talvez tenha sido apenas uma mera coincidência a editora ter optado por um país apontado como terceiro maior produtor de folhas de coca do planeta, já que lugares bonitos e com culturas interessantes existem aos montes. Também deve ter sido por acaso que a empresa encomendou a produção de um documentário que abordaria o impacto do tráfico de drogas na América do Sul (o que considero uma bela forma de divulgação para o jogo).


Ubisoft UK — Wildlands Documentary Trailer [UK]

A minha opinião sobre isso tudo é que a postura dos governantes bolivianos não passa da mais pura palhaçada. Uma tentativa de mostrar a seus eleitores que estão olhando por eles e fazendo tudo para manter a dignidade do país, enquanto o verdadeiro problema anda pelas ruas roubando, extorquindo, sequestrando, matando e cometendo qualquer outro tipo de atrocidades que pudermos imaginar. Isso quando não ele não está nos escritórios, desviando verbas públicas e prejudicando ainda mais a população.

Pensando bem… não deve ser nada fácil viver num país assim. Como essas pessoas conseguem?

Fonte: Destructoid.

Relacionados: , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples