Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Adeus Popular Photography Magazine

Adeus Popular Photography Magazine

A Popular Photography, uma publicação com quase 80 anos de história, acabou. A próxima edição será a última.

7 anos atrás

Antes da internet se popularizar, uma boa fonte de informação e conhecimento sobre fotografia eram as revistas especializadas no assunto. Eram fonte de informação sobre lançamentos, exposições, livros publicados e projetos artísticos dos principais fotógrafos do mundo. Existiam algumas no Brasil, mas as melhores, e mais difíceis de achar, eram as revistas americanas. Aqui no interior eram impossíveis de serem encontradas. Mas, conseguia algumas toda vez que viajava até São Paulo, principalmente em sebos.

Com a internet tudo mudou. A informação está disponível imediatamente e sem custo. Vários fotógrafos ministram cursos on-line gratuitos (são todos malucos) e vários textos, desde os introdutórios até os mais técnicos, são encontrados em blogs e sites. As novidades estão disponíveis em todos os blogs voltados para a divulgação de equipamentos, cursos e técnicas. Revistas impressas precisaram se adaptar, mudar parte de seu conteúdo para internet, ou seja, o mesmo caminho tortuoso que a imprensa tradicional teve que percorrer.

Porém, muitas ficaram pelo caminho e desapareceram nos últimos 20 anos. Só os mais fortes sobraram? Talvez nem eles sobrevivam. No dia de hoje, Eric Zinczenko, CEO da Bonnier (empresa responsável pela publicação da revista Popular Photography) mandou um e-mail para todos os funcionários da empresa anunciando que a publicação estava chegando ao fim. A edição de março/abril será a última a chegar às bancas americanas. O site PopPhoto.com será atualizado até o dia 10 de março (sexta-feira) e depois ficará um tempo no ar até ser desativado totalmente. A  American Photo Magazine, que também pertence a Bonnier, e que nos últimos dois anos só tinha uma versão web, também vai parar de ser atualizada na sexta feira.

A Popular Photography teve sua primeira edição publicada em maio de 1937 e foi uma revista mensal até 6 meses atrás, quando virou bimestral. Quase 80 anos de história que agora chegam ao fim. Talvez reflexo dos rumos da produção de conteúdo em tempos de internet.

Fonte: Dpreview

relacionados


Comentários