Meio Bit » Arquivo » Fotografia » PIB 2009 - Panasonic: Sempre inovando

PIB 2009 - Panasonic: Sempre inovando

14 anos e meio atrás

A Panasonic foi responsável pelo melhor estande do ano passado. Além dos equipamentos, também tínhamos um time de modelos de primeira linha que estavam lá para embelezar o lugar. Esse ano economizaram em modelos, mas gastaram muito em estrutura. O que eles levaram foi um caminhão que se adapta para se transformar em mostruário. São dois andares de tecnologia e aparelhos eletrônicos que iam de refrigeradores a aparelhos de barbear. Mas, como o que interessa aqui são as câmeras fotográficas, o equipamento mais bacana que encontramos no estande foi a Lumix G1, primeira câmera feita dentro do novo sistema micro quatro terços. Ela estava presa em uma vitrine, mas o fotógrafo José Henrique Lorca foi contratado para fotografar o evento com uma Lumix G1. Claro que grudei nele e pude observar todo o desempenho da câmera.

Ela é leve, compacta, confortável e o barulho do obturador é hipnotizante (já falei, coisa de fotógrafo). A câmera possui dezenas de recursos bacanas e o aprimoramento de vários das inovações que a Panasonic já tinha colocado nas ultrazoons mais modernas que produz. Entre eles o reconhecimento facial e a trava do foco em um determinado rosto, tornando a câmera ideal para fotografar crianças. Na G1, cada modo automático de exposição (como o retrato, por exemplo), possui outros sub-modos programados, como retrato noturno, retrato ao pôr-do-sol e assim por diante. O desempenho dos ISOs elevados também é impressionante. No estande da empresa existem algumas ampliações em tamanho 50x60 cm  de imagens capturadas no centro de São Paulo com a câmera. Também temos que destacar que o modo contínuo da câmera executa fotos até que o cartão de memória esteja cheio, e não o buffer interno como acontece com a maioria das câmeras que estão no mercado. A Lumix G1 está chegando oficialmente no Brasil nesse semestre e a Panasonic fixou o preço em R$ 5.000,00.

Outras câmeras bacanas que encontramos nos mostruários foram a Lumix DMC LX3-PLK de 10 megapixels, a Lumix DMC ZS3 de 10 megapixels e a compacta a prova d’água e resistente a quedas, a Lumix DMC TS1 de 12,1 megapixels. Muito legal ver funcionando o modo inteligente das câmeras. Tecnologia mais avançada do que o modo automático, quando ele é acionado a câmera escolhe o melhor modo pré-programado que se ajusta a situação. Se for uma pessoa ele passa para o modo retrato e ao se aproximar muito de um objeto ele ativa o modo macro. Outra coisa é a respeito do Face Detection. As câmeras da Panasonic já possuíam o recurso do foco seguir o rosto da pessoa fotografada. Agora é possível gravar esse rosto da memória da câmera e toda a foto em que esse rosto aparecer, ele que será focado pela câmera. Recurso maravilhoso que deve ser incorporado às DSLR o mais rápido possível. Imaginem a facilidade ao se fotografar um casamento ou aniversário. O motivo principal sempre terá a prioridade de foco.

Vejam abaixo algumas fotos do estande da Panasonic:

foto image brazil 030

foto image brazil 018

foto image brazil 017

relacionados


Comentários