Meio Bit » Arquivo » Internet » Twitter introduz novas ferramentas inteligentes para silenciar os chatos

Twitter introduz novas ferramentas inteligentes para silenciar os chatos

Novas opções no app nativo e na versão web permitem que usuários do Twitter filtrem mensagens de contas de spam, trolls e usuários inconvenientes mais facilmente.

7 anos atrás

Muitos usuários do Twitter fazem uso de clientes dedicados por conta da falta de opções de uso do app oficial ou da versão web, principalmente no que diz respeito à privacidade e segurança. Foi pensando nisso que o popular site de microblogs™ introduziu, ainda que tardiamente novas funções que permitem que você silencie contas e tweets incômodos com mais liberdade.

A primeira novidade, uma das mais esperadas é a de silenciar termos específicos. Ao entrar em Notificações, Palavras Silenciadas o usuário poderá especificar quais palavras ele não quer mais ver, desde um assunto específico a menções de um contato indesejado (mutar o mesmo não adiantava quando ele era incluído numa conversa de seus amigos; agora, não mais). Apps como o Tweetdeck já possuíam esse ajuste fino da opção de mute, mas é sempre bom ver a mesma função presente no aplicativo nativo. É bem útil quando você quer sumir com alguém sem bloqueá-lo, basta agora adicionar o nome da conta como uma sentença.

O controle de notificações também é muito útil. Agora é possível mutar mensagens direcionadas a você tanto de pessoas que você não segue quanto de contas que não passaram pelo procedimento de confirmação de e-mail e número de celular, o que será excelente para barrar mensagens de bots e spam. Adicionalmente o Twitter confirmou que não gosta de ovos: é possível bloquear as notificações de mensagens também de usuários que sequer se deram ao trabalho  de mudar o avatar padrão da rede social e embora isso também sirva para eliminar da vista contas suspeitas, há alguns casos de usuários que realmente preferem não sair da casca. Nesse caso é bom eles considerarem mudar de ideia.

Adicionalmente o Twitter introduziu novos algoritmos para identificar conteúdos ofensivos, tóxicos ou abusivos, mesmo se os trolls não forem reportados. Dessa forma ficará mais fácil identificar trolls, discursos e ódio, correntes e spam e os espertinhos e desbocados. As punições podem variar, desde ocultando as mensagens daqueles que não seguem tais contas (o chamado "shadowbanning") a outras mais incisivas. Isso tudo faz parte de um esforço para tornar a rede social mais amigável e menos propensa a conteúdo cáustico, o que teria lhe custado caro.

Vale lembrar que todas essas medidas chegam para acrescentar às ações do Conselho de Segurança do Twitter, uma equipe de consultores de todos os cantos do mundo voltada a identificar e punir quem sair da linha.

Fonte: Twitter.

relacionados


Comentários