Mozilla compra o Pocket, o app preferido dos devoradores de conteúdo

O Pocket é um dos apps mais úteis para consumidores vorazes de conteúdo e blogueiros relapsos, como eu. Nascido como Read It Later, uma extensão para o Firefox no longínquo ano de 2007 ele se encarrega de salvar seus links de qualquer fonte. Com integração a diversos serviços (inclusive agregadores de feeds, como o Feedly e o Flipboard) armazenar textos, links e vídeos para consumo offline (quando possível) em qualquer dispositivo é moleza.

A Mozilla já andava de olho nele há tempos e nessa segunda fez o que muitos já davam como certo: adquiriu a startup.

A relação entre desenvolvedora Read It Later, Inc. e a Mozilla é antiga, como dito anteriormente o app nasceu no Firefox. No entanto a aproximação entre as partes veio aumentando nos últimos tempos e em 2015 o navegador passou a contar com um botão nativo do serviço, dispensando instalações adicionais. De qualquer forma é fato que a Mozilla está de olho na base instalada do Pocket, que conta com cerca de 10 milhões de usuários ativos e mais de 3 bilhões de links armazenados em toda a sua história.

Outro motivo que incentivou a Mozilla a adquirir o Pocket foi a compra do serviço rival Instapaper pelo Pinterest (ambas as negociações não tiveram valores revelados), com o app de busca de conteúdo visual estando de olho principalmente nos seus algoritmos de recomendação de leitura. O Pocket também possui um sólido algoritmo de recomendações, ao identificar quais links estão bombando em um determinado momento e quais possuem uma qualidade acima dos demais. Como a Mozilla não possui um navegador forte o bastante no cenário mobile, agregar o Pocket ao Firefox será muito útil para tentar conquistar seu lugar ao Sol.

Igualmente importante, a Mozilla adiantou que o código do Pocket será incluído ao projeto open source da companhia e espera que a comunidade se envolva com ele daqui por diante. Boas coisas podem vir no futuro graças a essa iniciativa.

A ideia é não mexer em nada: o Pocket continuará funcionando normalmente em todas as plataformas em que está presente (nada foi dito sobre APIs no entanto, acredito que também prosseguirá como está). Já a Mozilla… bem, considerando que ela andava meio mal das pernas nos últimos tempos é interessante ver que ela arrumou dinheiro para adquirir a Read It Later, Inc. Talvez o Pocket ajude a empresa daqui para a frente.

Fonte: Mozilla Blog.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples