Meio Bit » Arquivo » Games » IA do MIT já consegue derrotar os melhores jogadores de Super Smash Bros.

IA do MIT já consegue derrotar os melhores jogadores de Super Smash Bros.

Grupo do Massachusetts Institute of Technology consegue criar uma rede neural capaz de aprender a lutar no Super Smash Bros. Melee e que tem conseguido derrotar vários dos melhores jogadores do planeta.

7 anos atrás

super-smash-bros-melee-

A dificuldade proposta pela inteligência artificial em jogos competitivos pode ser o suficiente para a maior parte das pessoas, mas quando se trata daqueles que ganham a vida participando de competições, é raro elas conseguirem entregar um desafio no nível de um ser humano. Quando se trata então de jogos de luta essa situação é ainda mais complicada, já que o comportamento de outra pessoa é algo difícil de ser replicado.

Porém, o MIT resolveu encarar o desafio de criar uma inteligência artificial para o Super Smash Bros. Melee que fosse a mais realista possível e depois de muitos testes e aperfeiçoamentos, eles conseguiram construir uma rede neural capaz de aprender a lutar por conta própria e principalmente, que fosse boa o suficiente a ponto de vencer os jogadores classificados como os 100 melhores do mundo.

Com a pesquisa liderada por Vlad Firoiu, a IA consegue por exemplo alterar seu comportamento dentro de uma mesma partida, às vezes tomando uma postura mais defensiva e preferindo aguardar uma abertura para atacar, às vezes partindo para uma tática mais ousada. Além disso, algo que tem tornado a vida dos humanos bem complicada é o reflexo apurado da máquina, algo que nem os jogadores mais experientes conseguiriam igualar.

Porém, o sistema está longe de ser perfeito, já que ele não consegue lidar corretamente com projéteis e se nos mantermos escondidos num canto, a IA é incapaz de saber o que fazer, muitas vezes chegando a cometer suicídio. Ainda assim, trata-se de uma ótima demonstração de onde a tecnologia pode chegar.

Outro ponto é que se um dia tivermos algo ainda mais avançado, essa seria uma ótima maneira dos profissionais treinarem, sem ter a necessidade de encontrar outros jogadores que estejam no mesmo nível deles e assim fazendo subir consideravelmente suas habilidades.

A minha dúvida é, se a coisa avançar a esse ponto, seria justo os grandes campeonatos aceitarem a inscrição de lutadores “artificiais”? Ou o será que o ideal seria existir competições específicas para eles e desta forma poupar os humanos de passarem a vergonha de perder para um T-800?


vladfi1 — [Melee AI] Phillip vs. Slox, Mafia

Fonte: Digital Trends.

relacionados


Comentários