Meio Bit » Arquivo » Internet » WhatsApp é o quarto app da família Facebook a imitar o Stories do Snapchat

WhatsApp é o quarto app da família Facebook a imitar o Stories do Snapchat

Mais um capítulo da série “Zuck odeia Snapchat”: o WhatsApp recebe o recurso Status, que introduz cópia do recurso de mensagens no mensageiro instantâneo.

7 anos atrás

Fato: Mark Zuckerberg é um homem rancoroso. A esnobada que ele levou dos fundadores do Snapchat em 2013, quando estes recusaram uma oferta de compra por US$ 3 bilhões foi levada pelo CEO do Facebook para o lado pessoal e de lá para cá ele não vem medindo esforços para copiar na cara os recursos do rival, implantando-os em todos os apps de que dispõe.

E depois do app principal do Facebook, do Messenger e do Instagram serem posicionados como opções à rede social do fantasminha chegou a vez do WhatsApp também receber sua versão do Stories, ainda que a atualização se apresente de uma maneira diferente.

Sendo sincero o WhatsApp, o mensageiro instantâneo mais popular do mundo (com uma base instalada de mais de 1,2 bilhão de usuários) já havia recebido algumas características do Snapchat, como a edição de fotos, vídeos e GIFs com stickers, frases e emojis. A novidade agora é justamente apresentar o recurso mais interessante do rival, o de mensagens que desaparecem após um tempo.

O novo feature, chamado WhatsApp Status foi aplicado na mensagem de estado do usuário e já estava em fase de testes desde novembro, para só agora ser introduzido para o público geral. O modo antigo de informar aos seus amigos o que você está fazendo foi substituído por uma mensagem de vídeo, foto ou GIF que pode ser livremente editado por você, e ficará disponível por 24 horas antes de sumir.

A diferença principal entre o WhatsApp Status e o Stories do Snapchat é que a notificação é entendida como uma mensagem tradicional pelo app, logo também é criptografada de ponta a ponta.

e!usa – How to use WhatsApp Status

Claro que Zuck não é besta e a nova função não visa "apenas" diminuir ainda mais o alcance do Snapchat (hoje o Instagram Stories já é utilizado por 150 milhões de pessoas todos os dias, a mesma proporção que toda a base instalada de usuários do rival), mas seguir o mesmo movimento implementado em seus outros apps: com mensagens em vídeo de tela inteira o Facebook pode finalmente introduzir ads no WhatsApp na forma de vídeos curtos e GIFs, criando a tão falada estratégia de monetização para o mensageiro instantâneo que até então ninguém julgava possível.

No fim das contas a máxima que fica é: não irrite Mark Zuckerberg. E com a Snap Inc. às vésperas de ir a IPO (ainda que ela esteja mudando seu foco) tal movimento pode causas danos severos a curto prazo. O WhatsApp Status deverá ser liberado aos poucos para todos os usuários do mensageiro nas três plataformas: iOS, Android e Windows Phone/10 Mobile.

Fonte: WhatsApp.

relacionados


Comentários