Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » No PS4 Pro, Final Fantasy XV fica pior após atualização

No PS4 Pro, Final Fantasy XV fica pior após atualização

Embora prometesse várias melhorias para quem possui um PlayStation 4 Pro, atualização para o FInal Fantasy XV fez com que o jogo passasse a rodar pior do que antes. Entenda o porquê.

7 anos atrás

final-fantasy-15

O PlayStation 4 Pro chegou com a promessa de melhorar consideravelmente a experiência em alguns jogos, conseguindo entregar resoluções mais altas e taxas de atualizações de frames mais estáveis. Aos poucos, mesmo alguns jogos mais antigos estão recebendo atualizações para essa versão do console e quando a Square Enix informou que faria isso com o Final Fantasy XV, aqueles que investiram no aparelho ficaram empolgados.

No PS4 Pro os jogadores ganharam a oportunidade de jogar o RPG em dois modos: o Lite onde tínhamos o título rodando em 1080p com uma taxa fixa de 30 fps, ou o High, onde a resolução seria de 1800p e teríamos texturas e sombras melhores, mas com um fps inconstante.

A boa notícia era que a desenvolvedora lançaria uma atualização que deixaria o jogo ainda melhor no novo videogame, mas bastou a versão 1.05 do FF XV ser disponibilizada para sabermos que  além disso não acontecer, o jogo ainda ficaria pior do que antes. Quem escancarou o problema foi o pessoal do Digital Foundry, que após alguns testes ficou bastante decepcionado com o resultado.

Para começar, agora o modo Lite pode fazer mais do que apenas 30 fps, o que na teoria poderia ser bom, mas na prática mostrou uma taxa de frames muitos inconstante, variando entre 40 e 50 fps. Além disso, para obtermos os tão desejados 60 fps, só se ficarmos parados.

Já no modo High a situação não parece muito melhor do que tínhamos antes, fazendo com que os realizadores dos testes chegassem a dizer que hoje, o PlayStation 4 é o pior lugar onde podemos jogar o Final Fantasy XV. A dura afirmação se deve ao fato de nele estarmos presos a uma inconstante taxa de frames em 1080p ou de numa resolução maior termos a sensação de estarmos rodando abaixo de 30 fps, tudo por causa de um frame pacing menor (recomendo esse artigo que explica porque isso incomoda).

Para piorar, como o jogo também foi atualizado para os donos de um PlayStation 4 normal, o problema acontece mesmo por lá, mas não de forma tão gritante quanto no Pro e devido ao jogo rodar a 900p no Xbox One, tanto a taxa de atualização de frames quanto o frame pacing permanece constante, curiosamente fazendo com que esta tenha sido apontada como a melhor versão do jogo no momento.


DigitalFoundry — Final Fantasy 15 PS4 Pro Patch 1.05: 60fps At Last?

Vamos torcer para que a Square consiga melhorar o game com o tempo, nem que seja pelo menos nos dando a opção de jogá-lo a 30 fps cravados, mas depois de tanta demora para o lançamento dessa atualização, eu não teria muita esperança.

relacionados


Comentários