Meio Bit » Arquivo » Ciência » Teria NASA marcado coletiva para anunciar vida extra-terrestre? O triste fim do jornalismo de ciências

Teria NASA marcado coletiva para anunciar vida extra-terrestre? O triste fim do jornalismo de ciências

Não, claro que a NASA não achou aliens, mas a mídia não vai te dizer isso. Como sempre uma coletiva de imprensa de rotina está sendo apresentada como algo misterioso e grandioso envolvendo planetas extra-solares e “possíveis aliens”. É a triste realidade do jornalismo de ciências, onde o desespero por cliques faz com que veículos outrora sérios publiquem óbvias e evidentes mentiras.

7 anos atrás

ancient-aliens-guy

Aqui no MeioBit temos o péssimo hábito de jogar dinheiro pela janela. Não temos posts de carros voadores, curas miraculosas, meteoros apocalípticos e similares. Também decretamos um banimento branco a notícias envolvendo grafeno e tecnologias de baterias revolucionárias. Não é uma atitude inteligente.

Essas matérias são rápidas, simples, não demandam pesquisa e geram toneladas de cliques. Pombas, só usando o site de Near Earth Objects da NASA, dá pra fazer vários posts de asteróides assassinos por mês.

É o dilema de lidar com notícias de ciências: avanços são importantes mas são graduais, uma variação estatística de 5% em uma pesquisa in vitro, com células em uma placa de petri pode ser importante, mas demanda anos de experimentação. E isso não dá manchete. Como o xkcd diz, a substância X mata células de câncer em uma placa de petri, mas um 38 também.

Agora anunciaram a descoberta de moléculas orgânicas em Ceres. É interessante, mas nada muito surpreendente, visto que há moléculas orgânicas por todo lado no Sistema Solar. O que a mídia faz?

ceres

Isso mesmo. De moléculas orgânicas a coisa virou “matéria orgânica”. Sendo que molécula orgânica significa algo baseado em carbono, não algo relacionado ou produzido por organismos vivos.

Produzir textos de ciência pro MeioBit é trabalhoso pois temos que filtrar todos esses casos, e muitas vezes ler o paper original. O que não é simples, lembre-se: a gente não é cientista, só fingimos ser um nos comentários dos posts.

A bola da vez é esta notícia:

nasa2

UAU, a NASA marcou uma coletiva de imprensa das grandes, para anunciar uma descoberta “além do sistema solar”, e estão sugerindo vida fora da Terra? UAU!

O Independent com essa notícia provavelmente teve mais cliques do que nós a semana inteira, e isso é o que importa, né?

A matéria apenas diz que a tal coletiva será transmitida na NASA TV e farão um AMA no Reddit. Se vire você para achar os links, Grande Mídia pratica a Usura e não joga leitores para a concorrência.

Vamos ver então o release oficial da NASA, que deu origem à notícia.

nasa3

Exato, não falam NADA de “MAJOR PRESS CONFERENCE”, é um release normal, como soltam toda hora, para anunciar pesquisas de rotina.

Infelizmente a pressão por divulgação também ocorre nos centros de pesquisa: é preciso ser trending topic, bombar na internet, ser falado. Para as assessorias de imprensa uma matéria como essa do Independent é uma vitória, conseguiram o espaço, renderam cliques, são relevantes. Mesmo que a mensagem tenha se perdido no meio do caminho.

Pra cada Nerdologia que o Átila leva um mês pra fazer, canais de “divulgação científica” postam 20 vídeos de curas incríveis, plantas medicinais, pés-grandes e “Mistérios Insolúveis”.

Muitos leitores do MeioBit reclamam quando não cobrimos algo que todo mundo está falando, este texto é uma explicação. É complicado promover sem mentir um exoplaneta que não é mais que uma curva em um gráfico de Excel, ou uma pesquisa médica que tem 95% de chance de ser descartada antes de chegar à fase de testes em animais.

Nós amamos ciência, e por isso não achamos que todo esse hype seja benéfico. O Universo é incrível em sua infinita diversidade em infinitas combinações, Ele não precisa que a gente minta para promovê-lo.

O MeioBit por sua vez se beneficiaria muito com todos esses cliques, mas é melhor dormir tranquilo do que anunciar fim do mundo e cura do câncer toda semana, confiando que seu leitor médio é retardado o suficiente para não se lembrar. Aqui não daria certo.

Leia também:

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários