Teria NASA marcado coletiva para anunciar vida extra-terrestre? O triste fim do jornalismo de ciências

ancient-aliens-guy

Aqui no MeioBit temos o péssimo hábito de jogar dinheiro pela janela. Não temos posts de carros voadores, curas miraculosas, meteoros apocalípticos e similares. Também decretamos um banimento branco a notícias envolvendo grafeno e tecnologias de baterias revolucionárias. Não é uma atitude inteligente.

Essas matérias são rápidas, simples, não demandam pesquisa e geram toneladas de cliques. Pombas, só usando o site de Near Earth Objects da NASA, dá pra fazer vários posts de asteróides assassinos por mês.

É o dilema de lidar com notícias de ciências: avanços são importantes mas são graduais, uma variação estatística de 5% em uma pesquisa in vitro, com células em uma placa de petri pode ser importante, mas demanda anos de experimentação. E isso não dá manchete. Como o xkcd diz, a substância X mata células de câncer em uma placa de petri, mas um 38 também.

Agora anunciaram a descoberta de moléculas orgânicas em Ceres. É interessante, mas nada muito surpreendente, visto que há moléculas orgânicas por todo lado no Sistema Solar. O que a mídia faz?

ceres

Isso mesmo. De moléculas orgânicas a coisa virou “matéria orgânica”. Sendo que molécula orgânica significa algo baseado em carbono, não algo relacionado ou produzido por organismos vivos.

Produzir textos de ciência pro MeioBit é trabalhoso pois temos que filtrar todos esses casos, e muitas vezes ler o paper original. O que não é simples, lembre-se: a gente não é cientista, só fingimos ser um nos comentários dos posts.

A bola da vez é esta notícia:

nasa2

UAU, a NASA marcou uma coletiva de imprensa das grandes, para anunciar uma descoberta “além do sistema solar”, e estão sugerindo vida fora da Terra? UAU!

O Independent com essa notícia provavelmente teve mais cliques do que nós a semana inteira, e isso é o que importa, né?

A matéria apenas diz que a tal coletiva será transmitida na NASA TV e farão um AMA no Reddit. Se vire você para achar os links, Grande Mídia pratica a Usura e não joga leitores para a concorrência.

Vamos ver então o release oficial da NASA, que deu origem à notícia.

nasa3

Exato, não falam NADA de “MAJOR PRESS CONFERENCE”, é um release normal, como soltam toda hora, para anunciar pesquisas de rotina.

Infelizmente a pressão por divulgação também ocorre nos centros de pesquisa: é preciso ser trending topic, bombar na internet, ser falado. Para as assessorias de imprensa uma matéria como essa do Independent é uma vitória, conseguiram o espaço, renderam cliques, são relevantes. Mesmo que a mensagem tenha se perdido no meio do caminho.

Pra cada Nerdologia que o Átila leva um mês pra fazer, canais de “divulgação científica” postam 20 vídeos de curas incríveis, plantas medicinais, pés-grandes e “Mistérios Insolúveis”.

Muitos leitores do MeioBit reclamam quando não cobrimos algo que todo mundo está falando, este texto é uma explicação. É complicado promover sem mentir um exoplaneta que não é mais que uma curva em um gráfico de Excel, ou uma pesquisa médica que tem 95% de chance de ser descartada antes de chegar à fase de testes em animais.

Nós amamos ciência, e por isso não achamos que todo esse hype seja benéfico. O Universo é incrível em sua infinita diversidade em infinitas combinações, Ele não precisa que a gente minta para promovê-lo.

O MeioBit por sua vez se beneficiaria muito com todos esses cliques, mas é melhor dormir tranquilo do que anunciar fim do mundo e cura do câncer toda semana, confiando que seu leitor médio é retardado o suficiente para não se lembrar. Aqui não daria certo.

Leia também:

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples