Home » Microsoft » Microsoft libera como Open Source simulador para teste de drones

Microsoft libera como Open Source simulador para teste de drones

Qual a melhor forma de testar um drone em diversas condições ambientais sem esperar um ano ou viajar pelo mundo? A sugestão da Microsoft é que você use o AirSim, o ambiente de simulação desenvolvido por eles com o Unreal Engine, e disponibilizado como Open Source.

2 anos e meio atrás

Testar drones e carros autônomos é sempre algo complicado, se alguma coisa der errado você perde o drone e ainda corre o risco de machucar alguém. Uma forma de contornar isso é usar engines de games. Já mostramos um grupo que adaptou o GTA V para isso, mas agora a Microsoft apresentou uma solução específica: o AirSim, ou Aerial Informatics and Robotics Platform.

Baseado no Unreal Engine, o AirSim está disponível no GitHub, em regime de Open Source.

Ele usa os recursos de simulação para montar um mundo virtual completo, simulando inclusive sensores LIDAR. É meio irônico usar um computador para gerar uma simulação do mundo e então fazer outro computador tentar entender aquela imagem como real.

Esse tipo de ambiente de simulação é excelente não só por permitir que você teste o seu drone em inúmeras condições (vento, chuva, noite, neve) mas também pode ser usado para projetos bem mais ambiciosos.

Algumas simples modificações nos parâmetros e você tem um ambiente para testar o comportamento de drones em Marte, por exemplo.


Shital Shah — AirSim Demo

Fonte: Wired.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários