Meio Bit » Arquivo » Ciência » Veja o foguete indiano lançando 104 satélites de uma vez

Veja o foguete indiano lançando 104 satélites de uma vez

A Índia bateu um recorde mundial, lançando nada menos que 104 satélites em uma única missão. O melhor é que isso foi filmado. Parece algo saído de um bom filme de ficção científica.

7 anos atrás

Cardoso_PSLV-C32_launchpad

Tecnicamente esse é outro lançamento mas como o foguete é do mesmo modelo, vale por estar em resolução boçal e dar uma boa idéia do tamanho descomunal desse monstro.

Nos anos 60 a Índia decidiu que investir em ciência, tecnologia e educação era a única forma de melhorar a vida de sua imensa e crescente população. 12 Nobels depois o país exporta cérebros e mantém controle sobre sua produção agrícola através de satélites próprios. Seus cidadãos são avisados de eventos climáticos como chuvas torrenciais graças a estações e satélites meteorológicos, e sua rede de telecomunicações aumenta a cada dia.

Quando Obama foi visitar a Índia durante o desfile mostraram um modelo do foguete que levou uma sonda até Marte, e acertaram de primeira, coisa que nenhum outro país conseguiu. Hoje a Índia vende serviços de lançamentos para o mundo todo.

Essa semana bateram outro recorde. O PSLV-C37, um monstro de 44 metros de comprimento e 320 toneladas de peso decolou levando o CARTOSAT-1, satélite de mapeamento cartográfico. Como havia espaço de sobra, a Agência Espacial Indiana resolveu lotear o frete, e 103 cubesats e nanosats de 7 países foram lançados na mesma missão.

É um novo recorde mundial, que resultou em um balé cósmico lindo, acompanhe:

Johnnys Desk — Amazing separation of 104 satellites from PSLV - Onboard camera

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários