Veja o foguete indiano lançando 104 satélites de uma vez

Cardoso_PSLV-C32_launchpad

Tecnicamente esse é outro lançamento mas como o foguete é do mesmo modelo, vale por estar em resolução boçal e dar uma boa idéia do tamanho descomunal desse monstro.

Nos anos 60 a Índia decidiu que investir em ciência, tecnologia e educação era a única forma de melhorar a vida de sua imensa e crescente população. 12 Nobels depois o país exporta cérebros e mantém controle sobre sua produção agrícola através de satélites próprios. Seus cidadãos são avisados de eventos climáticos como chuvas torrenciais graças a estações e satélites meteorológicos, e sua rede de telecomunicações aumenta a cada dia.

Quando Obama foi visitar a Índia durante o desfile mostraram um modelo do foguete que levou uma sonda até Marte, e acertaram de primeira, coisa que nenhum outro país conseguiu. Hoje a Índia vende serviços de lançamentos para o mundo todo.

Essa semana bateram outro recorde. O PSLV-C37, um monstro de 44 metros de comprimento e 320 toneladas de peso decolou levando o CARTOSAT-1, satélite de mapeamento cartográfico. Como havia espaço de sobra, a Agência Espacial Indiana resolveu lotear o frete, e 103 cubesats e nanosats de 7 países foram lançados na mesma missão.

É um novo recorde mundial, que resultou em um balé cósmico lindo, acompanhe:


Johnnys Desk — Amazing separation of 104 satellites from PSLV – Onboard camera

Relacionados: ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples