Meio Bit » Arquivo » Hardware » Holografia Táctil e interação 3D - Ou: Holosex vem aí!

Holografia Táctil e interação 3D - Ou: Holosex vem aí!

15 anos atrás

Em Star Trek aquele povo que provavelmente só se reproduz em laboratório usa o Holodeck, um ambiente avançadíssimo de criação de espaços virtuais, com campos de força, tecnologia de sintetização de matéria, etc, para simular aventuras de Sherlock Holmes, andar a cavalo ou brigar com monstros alienígenas fedidos (também chamados Klingons, mas sou meio racista).

Na vida real Scott Adams sintetizou bem: O Holodeck será a última invenção da humanidade. Ele se trancaria em um com Cindy Crawford e suas 12 irmãs gêmeas e seria retirado morto, magro de esforço e inanição, com um sorriso no rosto. Eu não vou tão longe, mas imagino que se não fosse tripulada por gente idealizada, o PIOR emprego na Enterprise seria do alferes que passa pano no chão do holodeck no final do dia.

Felizmente não temos que esperar até o Século XXIV, pesquisadores da Universidade de Tóquio (fala que ficou surpreso, vai) criaram um protótipo onde dois Wiimotes são usados para rastrear movimentos e emissores ultrassônicos são apontados para a posição do objeto holograficamente gerado. Isso simula uma leve pressão, como se a bolinha, no caso do vídeo encostasse na mão.

Ainda está longe de simular com precisão o quase imperceptível toque dos finos cabelos da Luciana Vendramini escorrendo por dedos levemente trêmulos, mas é um começo, a tecnologia ainda tem muito o que evoluir. Droga.

Apresentado na SIGGRAPH 2009, o projeto pode ser visto no vídeo abaixo. Se quiser, o abstract do trabalho (PDF) está disponível aqui.

Via Ubergizmo, dica do Bernard London

relacionados


Comentários