Meio Bit » Arquivo » Ciência » RIP IN PEACE*, Hans Rosling

RIP IN PEACE*, Hans Rosling

Nota triste: faleceu Hans Rosling, aquele estatístico sueco que nos tempos de hoje consegue não só ter uma visão otimista do mundo mas transmitir isso, com base em nada mais além de simples fatos. Ele influenciou positivamente um monte de gente, e será lembrado por muita gente por muito tempo. Obrigado, Hans!

7 anos atrás

88407_800x600

Florence Nightingale, a mãe da enfermagem moderna, humanista e celebrada enfermeira na Guerra da Crimeia tem um lado menos conhecido do grande público: ela foi acima de tudo uma brilhante matemática. Florence precisava demonstrar que as pessoas estavam morrendo mais no hospital do que no campo de batalha, mas os dados coletados eram exibidos em tabelas, de difícil visualização.

Ela compilou os dados em gráficos, produzindo os primeiros relatórios realmente práticos, criando inclusive aqueles formatos que o Excel tem até hoje mas ninguém sabe como funcionam:

img_0016-05-1024x684

Isso foi em 1856.

A medicina é uma área que usa bastante matemática e estatística: quando um médico calcula as chances de um paciente não está chutando, há toneladas de dados por trás daquilo. A não ser quando são chances de ser Lúpus. Nunca é Lúpus.

Eficácia de medicamentos, risco/benefício de tratamentos, mortalidade considerando N fatores, a lista é imensa. Por isso faz sentido Hans Rosling ser médico. Nascido na Suécia, ele se formou médico sanitarista e foi trabalhar em Moçambique e Congo, onde conheceu a realidade da África, acompanhando epidemias e usando não só medicina, mas matemática.

Ele acabou se especializando em estatística, criando com seu filho um software para visualização de dados, o Gapminder, que foi comprovado pelo Google.

gapminder-offline-tools

Hans fez apresentações no TED, documentários para a BBC e era um exímio professor, talvez por seu otimismo baseado em fatos. Mais que ninguém ele me convenceu que no geral o mundo está melhorando. Veja esta apresentação, onde ele compila e demonstra de forma simples toneladas de dados sobre expectativa de vida e renda per capita do mundo nos últimos 200 anos:


Hans Rosling's 200 Countries, 200 Years, 4 Minutes - The Joy of Stats - BBC Four

Neste outro vídeo ele demonstra a invenção mais importante para a liberação das mulheres na História do mundo: a máquina de lavar. Com ela as mulheres ganharam acesso ao mais precioso dos bens: tempo, tempo para estudar, se organizar, aprender, crescer.


JANE72427 — Hans Rosling and the magic washing machine (2010)

A didática de Hans é incrível, ele consegue falar de estatísticas sem sequer mostrar fórmulas ou tabelas. Ele faz o que todos deveriam, demonstra fatos através de dados, ciência de primeira. Hans enterrou a idéia de que estatística é algo chato e entediante, com tabelas e mais tabelas e nada mais.

Infelizmente Hans Rosling nos deixou bem cedo. Ele faleceu hoje, aos 68 anos depois de um ano enfrentando um câncer de pâncreas. Só que seu trabalho permanece, sua visão de mundo baseada em dados factuais é seu grande legado. Que essa visão seja replicada por muitos anos, inclusive para seus alunos, que tiveram resultados piores que chimpanzés, no primeiro teste que ele aplicou.


TED — The best stats you've ever seen | Hans Rosling

Fonte: IBT.

PS: * EU SEI.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários