Meio Bit » Robótica e IA » Ops… anúncio do Google no Super Bowl ativou milhares de Google Homes

Ops… anúncio do Google no Super Bowl ativou milhares de Google Homes

Acontece nas melhores famílias. Durante o Super Bowl 51 um comercial do Google, promovendo seu assistente de voz Google Home, causou confusão na casa de milhares de pessoas quando os atores começaram a ditar comandos e os equipamentos nas casas acharam que era com eles…

7 anos atrás

screen_shot_2016-05-18_at_1.19.55_pm.0

O Google Home é o Alexa do Google, é um negócio que parece um turíbalo e funciona como assistente de voz. Está na moda, as pessoas adoram e como o próprio nome diz foi pensado para ser usado em casa, o que evita aquele constrangimento de acessar assistentes de voz em público.

Só há um problema: ele não tem semancol. É o grande e ainda insolúvel limitador de todas as tecnologias de inteligência artificial: assim como os chiliquentos do Twitter, esses assistentes desconhecem o conceito de contexto. É como se o computador da Enterprise apitasse cada vez que alguém falasse “computador”.

Um exemplo muito bom de Computação Contextual é também de Jornada nas Estrelas: as portas automáticas, algo que no Rio existia desde os Anos 80 no Galeão, mas que ainda desconhecem contexto. Elas abrem sempre que você chega perto. Em Jornada nas Estrelas a porta abre se você tem a INTENÇÃO de sair, o que computacionalmente é um trabalho do cão para se identificar.

Essa cena em 30 Rock é um excelente exemplo de como falta de contexto não é uma boa idéia:


usersaturn — 30 Rock - Voice activated TV - Season 5, episode 13

Agora quem descobriu isso da pior forma foi… o Google.

Eles veicularam um comercial durante o Super Bowl 51 onde várias pessoas fazem uso do Google Home. Lembra quando você se enchia de ódio irracional quando algum comercial de televisão ou série usava o toque do iPhone ou o Nokia Tune? Agora imagine a alegria de um monte de gente que se viu no escuro porque na TV alguém falou Ok Google, apague as luzes.

No Twitter o pessoal está relatando os causos, pelo menos estão levando no bom humor.

E sim, aconteceu a mesma coisa mês passado com uma família onde uma garotinha pediu uma casa de bonecas pra Alexa, a assistente da Amazon, que como estava programada para compras automáticas, encomendou a casa de bonecas, devidamente entregue no dia seguinte.

A cereja do bolo foi quando uma estação de TV reportou o caso, o apresentador disse eu adorei essa garotinha dizendo Alexa me encomendou uma casa de bonecas e um monte de espectadores imediatamente ouviram suas Alexas sendo acionadas e encomendando uma casa de bonecas.

Fonte: The Verge.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários