Meio Bit » Arquivo » Games » Mesmo com Denuvo, DRM do Resident Evil 7 já foi quebrado

Mesmo com Denuvo, DRM do Resident Evil 7 já foi quebrado

Antes tido como muito difícil de ser quebrado, o sistema de DRM Denuvo só conseguiu impedir a pirataria do Resident Evil 7 por menos de uma semana. Será esse o fim da ferramenta?

7 anos atrás

resident-evil-7

No início do ano passado um sistema de DRM chamado Denuvo passou a ser conhecido por boa parte dos jogadores. O motivo seria a dificuldade que a trava estava impondo aos pirateiros, inclusive com pessoas envolvidas com a criação de cópias ilegais de games afirmando que se a tecnologia continuasse avançado naquela proporção, não demoraria para vermos o fim da pirataria.

Desde então o sistema de proteção apareceu em vários títulos e mesmo com alguns deles tendo sido pirateados com o passar do tempo, como foi o caso do Rise of the Tomb Raider, o Denuvo continuava cumprindo seu papel. Segundo o diretor de vendas da empresa, Thomas Goebl, o objetivo da ferramenta não era ser inquebrável, mas sim garantir a janela de vendas iniciais, período que costuma ser o mais importante para as editoras.

Porém, o lançamento do Resident Evil 7 indica que o encanto acabou. Menos de cinco dias após o título chegar ao PC a trava já foi para o espaço e a situação pode ser preocupante não só para a Capcom, mas para toda a indústria. Isso porque o caso sugere que todos os futuros lançamentos que utilizem o DRM teoricamente não demorarão muito para serem pirateados, então será que valerá a pena as editoras continuarem investindo no Denuvo?

O grande problema aqui é que muitos jogadores se negam a adquirir qualquer título que utilize esse sistema, já que além de ele exigir uma ativação online, especula-se que pode afetar o desempenho da máquina e até danificar SSDs. Por isso algumas empresa optaram por remover a trava após ela ter sido quebrada em suas criações, como foi o caso da Bethesda com o Doom, a Playdead com o Inside e a Crytek com o The Climb. A dúvida então passa a ser sobre a Capcom: será que eles removerão o Denuvo do Resident Evil 7 para assim conquistar mais consumidores?

O fato é que assim como outros sistemas de DRM, esse conseguiu dividir opiniões, com algumas pessoas não se importando muito com ele e outras o odiando, o que fez com que alguns jogos até informassem a sua utilização em suas respectivas páginas no Steam, como é o caso do Dishonored 2 e do Planet Coaster.

Por enquanto resta ver o que os criadores do Denuvo farão, se serão capazes de aumentar a segurança da sua ferramenta e os próximos jogos a “se colocarem à prova” serão o Conan Exiles, For Honor, Tom Clancy's Ghost Recon Wildlands e South Park: The Fractured But Whole.

Fonte: Dark Side of Gaming.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários